O Congresso Nacional vai definir, neste sábado (1º), os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado, que vão comandar as duas Casas pelo biênio 2025-2026. Além da eleição do mandatário, será ainda definida a composição da Mesa Diretora.
Conforme a Agência Brasil, o primeiro pleito a ser definido será o do Senado (iniciou por volta das 10h). Com relação à Câmara, a expectativa é a de que a eleição comece a partir das 16h.
No Senado, pelo menos quatro nomes estavam na disputa para ocupar o posto de Rodrigo Pacheco (PSD-MG): Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) – considerado o favorito -, Marcos Pontes (PL-SP), Marcos do Val (Podemos-ES) e Eduardo Girão (Novo-CE).
Já na Câmara, os postulantes a sucessão de Arthur Lira (PP-AL) são três: Hugo Motta (Republicanos-PB) – considerado o favorito -, Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ) e Marcel van Hattem (Novo-RS).
Assim como no Senado, na Câmara, o vencedor precisará obter maioria absoluta dos votos (257) para ser eleito em primeiro turno. Caso haja necessidade de segundo turno, bastará que o candidato seja o mais votado para, enfim, definir quem ocupará a cadeira da presidência pelos próximos dois anos.
Os partidos poderão formar blocos, caso pretendam aumentar sua representatividade e participação na distribuição das presidências de comissões e da Mesa Diretora. O mandato terá duração de quatro anos para as comissões e de dois anos para a Mesa Diretora.
>>> Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.