Bahia

Ibametro fiscaliza produtos vendidos para festejos de Cosme e Damião

Celebrada no dia 27, a festa é uma tradição na Bahia.

NULL
NULL

Foto: Arisson Marinho/GOVBAOs produtos comercializados para os festejos de Cosme e Damião serão fiscalizados a partir de segunda-feira (12), em Salvador, pelo Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), órgão delegado do Inmetro na Bahia e autarquia da Secretaria da Indústria e Comércio (SDE). Celebrada no dia 27, a festa é uma tradição na Bahia, principalmente entre aquelas famílias que promovem os chamados carurus de promessa. 

Os fiscais vão percorrer supermercados e mercadinhos de bairro para verificar se itens largamente utilizados nos famosos carurus em homenagem aos santos, como feijão fradinho e azeite de dendê, estão sendo vendidos com a pesagem correta. A Operação Cosme e Damião segue até o dia 14.

O diretor-geral do Ibametro, Luiz Freire, explica que durante a fiscalização “são recolhidas amostras de produtos para exame no laboratório do Ibametro, com o objetivo de verificar se a quantidade do conteúdo dentro da embalagem corresponde ao informado na etiqueta, conforme determina a legislação metrológica em vigor”. 

Os fiscais do órgão vão percorrer supermercados e mercadinhos de bairro 

A etiqueta/embalagem do produto deve conter informações obrigatórias, como a quantidade em gramas, litros ou em unidades. Outros produtos fiscalizados são camarão seco, quiabo, milho de pipoca, arroz branco, farinha de mandioca, além de balas e doces vendidos em pacotes, que nos festejos são distribuídos para as crianças. 

O Ibametro Móvel, a unidade itinerante do instituto, também participa da operação, dentro do Programa Educação para o Consumo. O veículo estará de plantão entre os dias 12 e 16, na Praça Newton Rique, em frente ao Shopping da Bahia, onde a população será informada sobre os cuidados na hora de comprar os produtos para o caruru.

Os pontos comerciais notificados durante a operação terão dez dias para apresentar defesa junto ao Ibametro. O estabelecimento em que for comprovada a irregularidade pode receber multa, cujo valor varia conforme o grau de irregularidade. Para tirar dúvidas sobre a operação ou fazer denúncias, o consumidor pode entrar em contato com a ouvidoria do órgão pelo telefone 0800 071 1888 (ligação gratuita). 

Fonte: Ascom/Ibametro/Foto: Arisson Marinho/GOVBA