Com foco no público acima dos 50 anos, interessados em aprender sobre a 7ª arte, a produtora baiana Olho de Vidro Produções abre inscrições para o “Matura Cine – Aprendendo Cinema após os 50”.
A oficina vai oferecer 20 vagas e terá em sua programação oito encontros presenciais com foco na criação de curtas-metragens. Podem se inscrever residentes de qualquer cidade da Bahia. As inscrições vão até o dia 03 de fevereiro, através deste link.
A 2ª edição do Matura Cine será realizada de 12 a 22 de fevereiro, no Espaço Cultural Alagados, no bairro Uruguai, e vai abordar técnicas e conceitos cinematográficos para iniciantes, como Roteiro, Preparação de Elenco, Direção, entre outros, totalizando 30h de aulas. No entanto, ao final da oficina, cada participante realizará um curta-metragem, que contará com exibição em uma mostra aberta ao público, seguida de um bate-papo com convidados.
“Quando idealizei esse projeto, tinha o desejo de alcançar pessoas que tivessem a vontade de conhecer ou trabalhar no mercado do cinema, mas que achassem que não dava mais tempo. O projeto vem para abarcar quem se sentia receoso de iniciar uma nova jornada de conhecimento por não se sentir pertencente a ambientes povoados de pessoas jovens, como cursos e universidades”, explica Hilda Lopes Pontes, coordenadora do projeto.
Olho de Vidro Produções
A Olho de Vidro Produções tem 10 anos no mercado audiovisual e traz em seu portfólio produções de cinema de gênero, como a comédia, o horror e o fantástico. Com curtas-metragens como “Não Falo com Estranhos” (2017), “Onze Minutos” (2018), “Pelano!” (2019), “Mamãe!” (2021) e “Solange Não Veio Hoje” (2023), a produtora baiana acumula mais de 70 prêmios e mais de 500 seleções em festivais nacionais e internacionais de cinema, como Festival de Brasília, Mostra de Tiradentes, Cine PE e Panorama Internacional Coisa de Cinema.
A produtora já realizou duas edições do “Curso de Cinema Independente”, iniciativa que visa ampliar o acesso ao conhecimento cinematográfico em diversos setores da sociedade. Portanto, a empresa foi uma das responsáveis pela realização de seis edições da mostra “Lugar de Mulher é no Cinema”. O festival de cinema baiano destaca, sobretudo, filmes feitos por mulheres e pessoas não-binárias.
Em 2022, também produziu o podcast “Nosso Cinema”, que apresenta uma série de entrevistas com cineastas mulheres baianas. Em 2024, realizou a 1ª edição do “LabQueer”, laboratório de roteiro voltado para profissionais baianos LGBTQIAPN+; o 1º “Festival Curta Bahia”. A mostra itinerante teve exibição de filmes baianos, realizado em Santo Estevão, e gravação do filme “O Jogo de Dona Lurdes”, protagonizado por Luciana Souza.
Os Editais da Paulo Gustavo Bahia contemplaram a 2ª edição do Matura Cine. O programa tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) visa, por exemplo, a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, cumprindo a Lei Complementar no 195.
>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.