O ministro da Casa Civil, Rui Costa, diz que terá um diálogo com o presidente Lula (PT) antes de bater o martelo sobre a disputa ao Senado, em 2026. Em entrevistas recentes, o senador Jaques Wagner (PT-BA) já defendeu o nome do seu sucessor no Governo da Bahia na composição da chapa majoritária, ao lado de Jerônimo Rodrigues (PT) – este disputando a reeleição ao Governo do Estado.
No entanto, nesta quarta-feira (22), o titular da pasta, em entrevista ao programa “Bom Dia, Ministro”, da EBC, afirmou que seu nome está disponível para uma possível candidatura ao Senado pela Bahia nas eleições de 2026, mas que a decisão só será tomada no próximo ano.
“Isso será batido o martelo no ano que vem, num diálogo que terei com o presidente para definir essa questão da candidatura, mas meu nome está disponível sim para contribuir com o projeto”, declarou ele, ressaltando que, no momento, está focado nos projetos do governo federal.
Antecessor de Rui, Wagner descartou rompimento com Coronel
O senador Jaques Wagner (PT-BA) descartou um rompimento com o colega de Casa, Angelo Coronel (PSD-BA) caso a chapa “Dream Team” seja mesmo ratificada para a eleição majoritária, em 2026, na disputa para a Câmara Alta e o Governo da Bahia. Os nomes envolvidos seriam, além do próprio Wagner, o do ministro Rui Costa – ambos para o Senado – e do governador Jerônimo Rodrigues, que tentaria a reeleição.
Esse cenário, em caso de confirmação, deixaria o pessedista de fora. No entanto, Wagner afirmou acreditar na capacidade de diálogo do grupo político o qual faz parte para evitar conflitos durante a definição da chapa, a exemplo do que ocorreu em 2022, quando João Leão e o PP acabaram rompendo com os governistas e migraram para a base de ACM Neto (União).
“Eu acho que essa é a chapa mais forte”, disse ele à Metrópole FM, nesta segunda-feira (20). “É um trio de trabalhadores que já deram mostras de que trabalham. Não estou dizendo que os outros não trabalham, mas é óbvio que eu comandei durante oito anos, Rui durante oito, e Jerônimo está agora”, acrescentou o senador.