Samba da Ruth Conexão PA-BA

Ruth Costa convida Ganhadeiras e Ayrá Soares para roda de samba no Pelourinho

Evento acontecerá no próximo domingo

Foto: Tereza Maciel/Divulgação
Foto: Tereza Maciel/Divulgação

A cantora paraense Ruth Costa realiza o show “Samba de Ruth”, no Pelourinho, no próximo domingo (26), convidando as Ganhadeiras de Itapuã e Ayrá Soares. O show encerra o projeto “Samba da Ruth Conexão PA-BA”, propondo uma verdadeira celebração da ancestralidade e da musicalidade que unem o Pará e a Bahia.

Aberto ao público, a partir das 17h no Largo Quincas Berro D’água, o show será dedicado ao samba feito por mulheres, em seus mais variados estilos.

Sobre Ruth Costa

Ruth Costa, conhecida por seu protagonismo no samba amazônico, chega à Bahia com a missão de conectar as influências diaspóricas do samba de roda baiano e do samba amazônico, em um espetáculo que celebra as águas ancestrais de Oxum e Yemanjá, elementos que ligam Belém-PA a Salvador-BA. A Roda de Samba será uma experiência única, onde Ruth convida suas parceiras de palco para trocarem não apenas música, mas também histórias e saberes ancestrais, fortalecendo a presença de mulheres pretas na cena do samba.

Com participações especiais das Ganhadeiras de Itapuã e da cantora baiana Ayrá Soares, o evento promete ser um verdadeiro encontro de gerações e culturas. As artistas também gravaram, em Salvador, duas canções autorais em formato audiovisual, disponibilizadas no canal de Ruth Costa no YouTube.

O projeto “Samba da Ruth Conexão PA-BA” busca proporcionar uma vivência musical, mas também promover diálogos e trocas culturais entre as artistas paraenses e baianas. O objetivo é fortalecer os laços ancestrais que permeiam o samba como instrumento de resistência e transformação social.

Passagem de Ruth Costa por Salvador

Desde 18 de janeiro, Ruth Costa está em Salvador, vivenciando experiências artísticas com sambadeiras e artistas do gênero na capital e no interior do estado. Como contrapartida do projeto, a artista Ruth Costa irá realizar, em Belém, uma Mostra Audiovisual. Na ocasião, ela irá compartilhar a experiência vivida em solo baiano através de encontros em três territórios periféricos da capital paraense.

Ruth Costa já recebeu diversas comendas pelo trabalho no samba paraense, como por exemplo “Mestre Verequete” e a “Anastácia Livre”. Ela traz ao Pelourinho uma trajetória de ativismo, luta e empoderamento feminino e negro. Após o evento em Salvador, ela realizará encontros em Belém para compartilhar as experiências vividas na Bahia.

A Bolsa Funarte de Música Pixinguinha fomentou o projeto.

>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.