Os projetos Empreendedoras Braskem, Ponto da Moda, Nosso Bordado e Oficina de Economia Circular, que promovem a capacitação e incentivo para o empreendedorismo com foco na geração de renda sustentável, beneficiaram 265 pessoas de forma direta em 2024. As iniciativas realizadas em Salvador, Candeias, Camaçari, Dias d’Ávila e Simões Filho, na Região Metropolitana, contribuíram para que os participantes e suas famílias pudessem ter suas realidades transformadas.
Esse é o exemplo de Vítor Félix do Santos, 26 anos, participante de uma das edições do Ponto da Moda, projeto que certifica os alunos como operador polivalente do setor de Confecções.
“Desde pequeno, sonho em ter meu próprio negócio. Sempre quis trabalhar para mim”, conta.
O jovem, que começou a trabalhar ainda criança, vendendo nas ruas chocolates que a mãe produzia, hoje tem sua própria loja de roupas masculinas no bairro do Uruguai, em Salvador.
“Assim que saí do curso, comprei duas máquinas e há quatro meses estou com a ‘Use Félix’ aberta. Meu sonho agora é construir parcerias que me permitam produzir minhas confecções exclusivas, com meus modelos e minha marca”, planeja.
Em 2024, o Ponto da Moda, que desenvolve competências nas áreas de Costura Industrial, Desenho Técnico, Empreendedorismo e Sustentabilidade, teve duas edições, com 63 pessoas certificadas. Desde o início, o projeto já formou 159 alunos com média de empregabilidade de 53,5% desses profissionais.
Empreendedoras Braskem
Com duas edições realizadas em 2024, o projeto certificou 42 mulheres em Simões Filho e outras 49 em Camaçari. Durante a capacitação, foram apresentados conceitos de empreendedorismo e livre iniciativa e as participantes aprenderam a fazer a gestão dos diversos setores de um negócio, como Recursos Humanos, Finanças, Produção, Marketing e Vendas.
Eunice Gonçalves dos Santos, uma das participantes, relata que possui vocação para empreender desde pequena. Com 10 anos de idade ela aprendeu a bordar e, ainda criança, começou a produzir e vender suas peças.
“Fazia com minha irmã. Morávamos em Governador Mangabeira e íamos vender nossos bordados em cidades próximas, como Muritiba e Cruz das Almas”, lembra.
Atualmente morando em Camaçari, ela afirma que o Empreendedoras Braskem lhe abriu a mente para a gestão de um negócio.
“A gente começa fazendo do jeito que dá, mas quando nos é explicado como fazer corretamente, entendemos como trabalhar e o resultado vem”, explica Eunice, que revela seu sonho atual: “montar meu ateliê e me regularizar como microempreendedora individual”.
Para Magnólia Borges, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia, o poder transformador do empreendedorismo é uma das grandes forças motrizes do desenvolvimento.
“Por isso, a Braskem segue apostando em projetos e iniciativas que promovem o empreendedorismo, especialmente próximo às comunidades onde temos nossas operações industriais. É gratificante saber que essas ações ajudam a transformar vidas e mudar a realidade destes lugares”, garante.
Economia Circular
Capacitar e despertar nos participantes a conscientização sobre a importância da reciclagem e do desenvolvimento econômico sustentável, através de técnicas que transformam o plástico reciclado em arte que pode ser aplicada em camisetas, quadros, ecobags e outros produtos: esta é a principal missão da Oficina de Economia Circular. O projeto em 2024 beneficiou de forma direta 19 moradores de Ilha de Maré e outros 20 residentes do distrito de Passé, em Candeias.
Uma destas pessoas capacitadas foi Deise Aparecida Maciel da Costa, 42 anos, moradora de Ilha de Maré. Ela conta que além da atividade como marisqueira, também passou a comercializar produtos que aprendeu a fazer durante a oficina.
“Minhas filhas me ajudam também, coletando e cortando os materiais. A oficina foi uma experiência maravilhosa, a melhor coisa que aconteceu aqui em Ilha de Maré”, exclama Deise.
Outra iniciativa apoiada pela petroquímica no estado, por meio do 2º Edital Braskem – Projetos que Transformam, foi o Nosso Bordado. Desenvolvido pela Associação das Rendeiras de Dias d’Ávila (Rendavan), o projeto fomenta o empreendedorismo de economia solidária e a geração de renda. Ele capacita 72 pessoas na produção de, por exemplo, renda de bilros, costura e modelagem, crochê e bordado a mão.
A ex-feirante Maricélia dos Prazeres de Almeida Oliveira, 55 anos, contou que, além da capacitação, o projeto proporcionou reparação do passado.
“Venho de uma família de costureiros, mas quando era jovem não me interessei em aprender o ofício. Quando soube das aulas, senti como uma chance de acertar essa questão”, explica. “Hoje eu vivo de meu artesanato, faço miçangas, terços e pulseiras. Quero agora me especializar em crochê para adicionar ao meu leque de produtos”, conclui.
Sobre a Braskem
A Braskem é uma empresa petroquímica global, orientada, sobretudo, para o ser humano, com olhar para o futuro, que cultiva relacionamentos sólidos e gera valor. Contudo, oferecendo soluções sustentáveis da química e do plástico para melhorar a vida das pessoas, a petroquímica possui um completo portfólio. Ou seja, na lista estão resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros.
Assim, a Braskem acredita que a inovação disruptiva é o único caminho para estabelecer uma nova relação com o planeta. Por isso, escolhe agir no presente, promovendo a circularidade do plástico e impulsionando a revolução dos materiais de base biológica.
Nesse sentido, com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta produtos para mais de 71 países através 8.500 mil integrantes. Ela atua globalmente em um modelo de gestão a fim de demonstrar compromisso com a ética, respeitando as normas e garantindo o respeito à competitividade responsável. Para mais informações acesse esse link.
>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.