Mais de 3 mil vagas

Mães reclamam de problemas nas inscrições para Creche da Polícia Militar e CPM: "tentei dez vezes"

As inscrições, que ocorreram entre os dias 8 e 12 de janeiro, foram marcadas por dificuldades técnicas e falta de acesso

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O processo seletivo para novos alunos nas Creches da Polícia Militar e Colégios da Polícia Militar (CPM) gerou frustração entre pais, especialmente para aqueles que tentaram garantir uma vaga na Creche da PM Nossa Senhora das Graças, em Salvador. As inscrições, que ocorreram entre os dias 8 e 12 de janeiro, foram marcadas por dificuldades técnicas e falta de acesso, deixando muitas mães sem conseguir concluir o cadastro de seus filhos.

Renata Souza, mãe de Arthur, que completará quatro anos em julho, é um dos exemplos. Ela tentou por dez vezes se inscrever para a Creche da PM Nossa Senhora das Graças, mas enfrentou problemas recorrentes nos sites da Polícia Militar e da Secretaria de Educação.

“Tentei fazer a inscrição, mas os sites da PM e da Secretaria de Educação informava que ‘não há vaga para a idade do candidato’, quando o próprio edital dispunha de 50 vagas para a educação infantil na Creche da PM Nossa Senhora das Graças, para o ano letivo de 2025″, relatou Renata.

Com o sorteio programado para o próximo dia 17 de janeiro, Renata ainda busca uma solução: recorrer à Justiça para garantir o direito do filho participar do concurso.

As inscrições começaram no dia 8 de janeiro e foram feitas exclusivamente online, pelos sites da Polícia Militar da Bahia e da Secretaria de Educação. O edital, publicado no Diário Oficial do Estado, detalha que serão sorteadas 3.141 vagas para as 16 unidades do CPM na Bahia. São 2.472 vagas para o ensino fundamental, 619 para o ensino médio e 50 para a educação infantil, como na Creche da PM Nossa Senhora das Graças.

Na capital, 70% das vagas são destinadas a filhos de militares estaduais, como policiais e bombeiros, e servidores públicos civis da PM e Corpo de Bombeiros. Já 30% são para o público externo. No interior do estado, a distribuição é 50% para filhos de militares e 50% para o público externo.

O sorteio eletrônico ocorrerá no Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP), no Bonfim, em Salvador, no dia 17 de janeiro. Diversas autoridades acompanharão o evento, incluindo representantes do Tribunal de Justiça, Ministério Público e Defensoria Pública.

>>> Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.