Agenda Cultural

Gil Félix lança álbum 'Ubalafon' com show gratuito em Salvador

A apresentação acontecerá no dia 25 de janeiro, às 21h

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O cantor, compositor e multi-instrumentista baiano, Gil Félix, sobe ao palco do Parador Z1, no Rio Vermelho, em show gratuito, para apresentar o show de lançamento de seu mais novo álbum, Ubalafon. A apresentação acontecerá no dia 25 de janeiro, às 21h.

Morador de Estocolmo, na Suécia, há seis anos, Gil Félix retorna a Salvador para uma noite de celebração única, reunindo a rica sonoridade afro-brasileira e a vibração do afrobeat nigeriano, em um estilo batizado pelo artista como afropop.

Ubalafon, o 7º álbum de Gil Félix, já conquistou atenção internacional. A revista britânica Songlines destacou o disco como “uma destilação polirrítmica da experiência afro-brasileira”, com grooves dançantes e uma fusão irresistível de gêneros como bossa nova, samba, reggae e afrobeat.

As músicas também trazem narrativas sobre as raízes africanas e reflexões poéticas sobre o cotidiano. O disco foi gravado em duas etapas, sendo uma em Estocolmo e outra em Salvador, e contou com o apoio do Conselho de Arte da Suécia.

“Ubalafon é uma celebração das nossas conexões ancestrais, unindo o calor do Recôncavo Baiano com a energia contagiante do afropop da África Ocidental. É um convite para mergulhar em nossas raízes e dançar ao som de um swing polirrítmico que atravessa continentes”, comentou.

Sobre Gil Félix

Natural de Salvador, e atualmente residindo em Estocolmo, Gil Félix é um artista e compositor com uma trajetória marcada pela fusão de ritmos e culturas. Líder de uma banda tricontinental, ele combina elementos da música brasileira, africana e caribenha para criar um som pan-étnico único. Sua inspiração são ícones da música, como por exemplo, Gilberto Gil, Bob Marley, Jimmy Cliff, Olodum e Salif Keita.

Sua música é um reflexo de vivência transcontinental e suas raízes afro-brasileiras, trazendo, sobretudo, um groove que conecta a ancestralidade africana com sonoridades globais contemporâneas.

Sobre o Show

A apresentação será uma oportunidade de vivenciar toda a intensidade do afropop de Gil Félix, em uma performance vibrante, bem como cheia de energia. Acompanhado de músicos talentosos, Gil promete, sobretudo, uma noite inesquecível, onde o Recôncavo Baiano e a África Ocidental se encontram em um verdadeiro intercâmbio cultural.

>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.