Colégios estaduais

Matrícula da rede estadual de ensino da Bahia começa nesta segunda-feira

Saiba como e por onde realizar a matrícula. Confira a programação do processo que seguirá até o dia 21 de janeiro

Foto: Joseane Rodrigues
Foto: Joseane Rodrigues

A matrícula da rede estadual de ensino da Bahia para o ano letivo de 2025 começa a partir desta segunda-feira (13). O processo será realizado de forma online e seguirá disponível até o dia 21 de janeiro.

Secretaria de Educação do Estado (SEC) orienta que os interessados criem uma conta na plataforma http://ba.gov.br em nome do estudante e, no dia reservado para a matrícula, acesse o sistema para solicitar a vaga na escola, especificando a série e o turno desejados.

Assim, o primeiro dia será exclusivo para a solicitação de matrícula de Pessoas com Deficiência (PcD) Já a terça-feira (14), será dedicada para a transferência de estudantes matriculados em escola estadual e com frequência regular no ano letivo de 2024, mas que não renovaram a matrícula ou pretendem se transferir para outro colégio estadual.

Nos dias 15 e 16, deverão ser realizadas as solicitações de vagas para os alunos que concluíram o 5º ano do ensino fundamental em escola municipal e vão se matricular no 6º ano em escola estadual ou concluíram o 9º ano do ensino fundamental em escola da rede municipal em 2024 e buscam vaga no 1º ano do ensino médio.

O dia 17 de janeiro está reservado para a matrícula de estudantes de todas as rede de ensino em todas as ofertas do ensino fundamental. Já nos dias 20 e 21 de janeiro será a vez dos estudantes de todas as redes solicitarem vaga para o ensino médio.

Após solicitar a matrícula no portal http://ba.gov.br, a pessoa interessada ou seu responsável deve comparecer à unidade escolar, em até cinco dias úteis, para apresentar os documentos obrigatórios, que incluem Histórico Escolar (original), RG ou Certidão de Registro Civil, CPF, comprovante de residência atualizado e Carteira de Vacinação (para alunos até 18 anos). A SEC reforça a importância de cumprir os prazos e apresentar a documentação completa para garantir a vaga na unidade escolar e turno desejados e, consequentemente, ter acesso aos programas sociais oferecidos pela rede.

>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.