Apenas três estados brasileiros alcançaram as metas de aprendizado para o ensino médio público, de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado nesta quinta-feira. Segundo o maior indicador da educação básica no país, somente as redes estaduais de Amazonas, Pernambuco e Goiás atingiram seus objetivos para esse segmento da formação escolar. Enquanto isso, 24 unidades da federação, entre elas Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará e Rio Grande do Sul, foram reprovadas.
O ensino médio público é, em sua grande maioria, administrado pelos governos estaduais, enquanto às prefeituras cabe a gestão do ensino infantil e fundamental. Levando em conta também o desempenho do ensino médio privado em todo o país, a situação é ainda pior: apenas Pernambuco e Amazonas bateram suas metas para o ensino médio.
O índice divulgado nesta quinta se baseia em dados de 2015. O ensino médio do Rio de Janeiro ficou estagnado em relação à última avaliação, realizada em 2013 e divulgada em 2014. O estado fluminense manteve os mesmos 3,6 pontos de dois anos antes, ficando abaixo da meta estipulada de 3,7 pontos. Se consideramos também o desempenho da rede particular, a situação permanece a mesma: o Rio manteve os 4 pontos de 2013, abaixo da meta de 4,2 estabelecida para 2015.
Fonte: O Globo