Sem solução

Fuga de presídio em Eunápolis passa de 20 dias e nenhum detento foi recapturado

Um grupo armado invadiu o Conjunto Penal de Eunápolis e trocou tiros com os agentes de segurança

Nucom/Seap
Nucom/Seap

Mais de 20 dias já se passaram da fuga de 16 detentos do Conjunto Penal de Eunápolis, localizado no extremo Sul da Bahia. Os fugitivos conseguiram escapar da unidade prisional no último dia 12 de dezembro e até o momento nenhum foi recapturado. Três morreram.

A fuga contou com apoio de um grupo fortemente armado, que invadiu o Conjunto Penal e trocou tiros com os agentes de segurança. O ataque contou com uso de armamento pesado, incluindo pistolas e fuzis.

O Portal PSNotícias questionou a Secretaria de Segurança Pública sobre possíveis atualizações sobre recaptura dos fugitivos, mas ainda não obteve retorno.

Mortes de envolvidos em fuga

Um dia após o registro da fuga, três suspeitos morreram em confronto com a polícia. Entre eles  Fernando Correia Santos, de 35 anos, e David Silva Souza, de 32.

Além disso, a polícia prendeu um dos suspeitos de colaborar com a fuga, que confessou participação direta no ataque, revelando que receberia R$ 5 mil pela ação criminosa.

Afastamentos

Após a fuga dos 16 detentos, o secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), José Castro, decidiu afastar por 30 dias a diretora Joneuma Neres, o diretor-adjunto Elton Rocha. Também foi afastado o coordenador de segurança da unidade, que não teve o nome divulgado.

Medidas de segurança

A Secretaria de Administração Penitenciária solicitou à Justiça a transferência de Reinaldo Pereira Souza, vulgo ‘Rena’. Ele é apontado como uma das lideranças da facção ‘Primeiro Comando de Eunápolis (PCE)’. De acordo com informações obtidas pela equipe do PSNotícias, o pedido é para que ‘Rena’ deixe o Conjunto Penal de Eunápolis e seja trazido para Salvador.

>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.