O ex-governador do Rio Grande do Sul, Alceu de Deus Collares, faleceu nesta terça-feira (24). O político estava internado no Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, desde sexta-feira (20), para tratar de uma pneumonia.
Collares foi o primeiro governador negro na história do estado, exercendo o cargo de 1991 a 1995. Natural de Bagé, formou-se em Direito e iniciou sua trajetória política como vereador em Porto Alegre, em 1964. Além disso, foi o primeiro prefeito da capital gaúcha eleito por voto direto após a redemocratização.
Em homenagem a Collares, o atual governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, decretou luto oficial de três dias. “Minha solidariedade aos filhos de Collares e à esposa, Neusa Canabarro, neste momento de dor. Que possam encontrar conforto na memória de sua trajetória e no reconhecimento de sua contribuição para nossa sociedade”, declarou Leite.
Além disso, o presidente Lula também expressou seu pesar ao ex-governador nas redes sociais. “Nos despedimos nesta madrugada de Alceu Collares, um dos grandes políticos brasileiros. Gaúcho de Bagé, ele foi o único governador negro do Rio Grande do Sul e um dos fundadores do PDT, ao lado de Leonel Brizola. Sempre defendendo os trabalhadores e as causas trabalhistas do país, Collares deixa, assim, um grande legado para o Brasil”, escreveu.