Mito ou verdade?

Panetone tem álcool? Entenda se alimento natalino reprova no bafômetro

O álcool presente no panetone pode vir de diferentes fontes durante sua fabricação

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Recentemente, surgiu uma polêmica nas redes sociais após a descoberta de que algumas marcas de panetone podem conter álcool, o que pode fazer com que motoristas desavisados sejam reprovados no teste do bafômetro. O Detran de Goiás se pronunciou sobre o assunto, esclarecendo que, assim como o pão de forma, o panetone também pode resultar em um indicativo de presença de álcool no bafômetro.

Para alertar a população, o órgão divulgou um vídeo explicativo e bem-humorado nas redes sociais. O Detran-GO explicou que, após consumir uma fatia de panetone, o teste do bafômetro pode apontar um sinal de álcool devido a resíduos bucais, e não pela presença de álcool no organismo. Embora esse sinal possa, em um primeiro momento, gerar a impressão de que o motorista está sob efeito de álcool, o órgão afirmou que o caso é apenas uma situação pontual e educativa.

De acordo com o presidente do Detran-GO, Waldir Soares de Oliveira, a intenção do vídeo foi conscientizar a população sobre os riscos de misturar álcool e direção, e alertar sobre a possibilidade de erros nos testes em determinadas situações. O órgão orienta que, caso o teste seja positivo, basta beber água e aguardar três minutos para repetir o exame, que deverá ser negativo.

O álcool presente no panetone pode vir de diferentes fontes durante sua fabricação. A fermentação natural da massa pode gerar pequenas quantidades de álcool, embora a maior parte evapore durante o processo de cozimento. Além disso, alguns panetones podem conter essências ou aromatizantes alcoólicos ou frutas embebidas em licores, o que também contribui para a presença de vestígios de álcool no produto final.

>>> Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.