O governador Jerônimo Rodrigues acompanhou a abertura do Encontro Estudantil da Rede Estadual de Educação de 2024, nesta terça-feira (17), na Arena Fonte Nova, em Salvador. O evento discute temas relevantes para a educação no Estado. Esta edição tem o tema “Arte, ciência e democracia: caminhos para a sustentabilidade”.
Jerônimo Rodrigues destacou a importância da educação como um pilar para o desenvolvimento social e econômico, como por exemplo, ressaltando o investimento que tem sido feito na melhoria da infraestrutura escolar e na valorização dos professores.
“Muito feliz porque, na verdade, é o momento de fechar o ano. Aqui, a gente consegue fazer um bom balanço daquilo que foi nosso ano letivo. Eu quero compartilhar com cada professor, com cada coordenador pedagógico, os estudantes, tudo isso dá a gente um poder, o conforto de que nossa missão está sendo cumprida e essa é uma construção que é para agora, para o presente”, afirmou o governador.
Segundo a secretária da Educação, Rowenna Brito, o encontro tem como função apresentar o que há de potente na Rede Estadual da Educação, isto é, destacando a produção ao longo de 2024.
“Os estudantes apresentando ciência, inovação, cultura, arte, colhendo os frutos de todo o investimento da revolução que a gente está fazendo na infraestrutura, mas, sobretudo, na formação de profissionais da educação”, destacou a secretária.
Atividades e programação
Aproximadamente 7 mil jovens, professores e gestores dos 27 territórios de identidade do estado debaterão temas relacionados à educação, cidadania e futuro profissional. A intenção é incentivar a participação ativa dos estudantes em questões sociais e educacionais, além de promover o intercâmbio de ideias e experiências.
Kaylane Costa, que estuda no Colégio Estadual Clarice Santiago Santos, no bairro do Arenoso, em Salvador, mostral portanto, animação para participar do encontro.
“É muito importante que a gente valorize a nossa cultura, melhore a nossa autoestima, nos ajudando a ter uma vida profissional. Para mim, é muito importante porque estou deixando minha família orgulhosa, me sentindo muito feliz”.
Estão previstas palestras, workshops, e mesas-redondas, além de apresentações dos projetos artísticos e culturais realizados pela Secretaria da Educação (SEC), como o Festival Anual da Canção Estudantil (Face), TAL (Tempo de Artes Literárias), Dança Estudantil (Dance), Encontro de Corais Estudantis (Encante), Festival de Teatro Estudantil (Feste), Artes Visuais Estudantis (Ave), Produção de Vídeos Estudantis (Prove) e Educação Patrimonial e Artística (Epa). Também fazem parte da grade, premiações. Contudo, a expectativa é que participantes reflitam sobre novas perspectivas sobre o papel da educação e a importância do engajamento nas questões políticas e sociais.
A entrada é gratuita. Por fim, a programação completa pode ser acessada no Portal da Educação, através deste link.
>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.