Uma narrativa em história em quadrinhos que conduz os leitores até as revoltas populares pelo direito à moradia ocorridas nas periferias de Salvador nos anos 1990. Essa é sinopse da HQ “Heróis da Terra” que será lançada sábado (21), 15h, na Agência de Notícias das Favelas, localizada na Rua da União, nº 05, Bairro da Paz.
Assim, com texto e criação de Lúcio Lima e Ilustração de Beto Barbosa, Heróis da Terra é uma trilogia em quadrinhos voltada para o público infanto-juvenil, que revisita revoltas populares que aconteceram na capital baiana.
Então, das páginas da HQ, emergem três histórias inéditas: O Nascimento de Saramandaia que mostra como os moradores resistiram até à Polícia Federal, para poder ter suas casas; O Batismo do Bairro da Paz, que trata da mudança do nome da localidade que antes fazia referência à uma guerra: Malvinas; e A Ascensão do Beiru sobre a resistência dos moradores utilizando o nome original, mesmo ao ser trocado para Tancredo Neves.
“Os leitores viajarão no tempo testemunhando os detalhes desses movimentos, conhecendo e se conectando com heróis anônimos que ajudaram a forjar esses acontecimentos. Além de combater o apagamento histórico das lutas populares, HERÓIS DA TERRA, por meio da linguagem dos quadrinhos, busca proporcionar uma experiência lúdica e educativa para crianças e adolescentes, gerando empatia e ao mesmo tempo contribuindo para manter vivo o legado de heróis populares anônimos, como forma de despertar a reflexão a respeito da importância da auto afirmação”, afirma Lúcio Lima.
Durante o lançamento, o núcleo de teatro do Grupo Cultural Art’Mandaia, fará uma contação de história da HQ que terá distribuição gratuita em ongs, bem como escolas e bibliotecas comunitárias. Além disso, a HQ também terá audiodescrição disponibilizada no canal do YouTube do Art’Mandaia. Sobretudo, o HQ Heróis da Terra recebeu financiamento do edital Territórios Criativos, com recursos da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador, e da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura, Governo Federal.
“Ao trazer à tona esses eventos, frequentemente esquecidos, HERÓIS DA TERRA preenche lacunas sobre o conhecimento histórico e se ocupa da missão de manter viva a história de muitos que foram autores reais, mas não documentais das narrativas, ciente de que é importante que a história seja contada, não só por historiadores, mas também por quem a vivenciou”, acrescenta Lúcio Lima.
Confira a ficha técnica:
Realização: Art’Mandaia e Kimbula produções
Criação e Texto: Lúcio Lima
Ilustração: Beto Barbosa
Script-doctor: Jão Rodrigo Mattos
Produção executiva: Juliana Pereira
Direção de produção: Marta Teixeira
Coordenação de Produção: Bira Mends
Design gráfico: Gabriela Borges
Assessoria de Imprensa: Oliveira Comunicação
Pesquisa: Lúcio Lima e Roberto Salles
Direção artística: Renato Lima
Foto Still: Bira Mends
Elenco: Alana Leite ; Gabriela Texeira; Renato Lima, Marta Teixeira, The Miki, Van Silva.
Assistente de produção: Tatiana Franco, Larissa Lima, Evellin Carolaine, Clarine novais, Jedjane Mirtes, Lavinia Lima, Maria Andrade, Léo Vinicius e Islan Rocha.
Produção multimídia: Luciano Rocha, André Pereira e Rodrigo Alves.
>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.