Política

Deputado baiano pode suceder Elmar Nascimento no comando do União na Câmara

Deputado Elmar Nascimento (União-BA) estaria sofrendo desgaste após ser alijado de disputa à Presidência da Casa e repercussão da "Overclean"

Deputado baiano pode suceder Elmar Nascimento no comando do União na Câmara
Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados

Um deputado baiano pode ser o substituto de Elmar Nascimento (União-BA) no comando do União Brasil na Câmara Federal, em Brasília, após o parlamentar vir sofrendo sucessivos desgastes, especialmente após ser alijado da disputa à Presidência da Casa e a repercussão da Operação “Overclean” que teve, entre os presos, o primo dele, o vereador da cidade de Campo Formoso (norte da Bahia), Francisco Nascimento.

O congressista liderou o União na Câmara por três anos consecutivos e, neste sentido, parlamentares da legenda afirmam que o momento é de alternância. Entre os cotados estão, além do baiano Arthur Maia, Marangoni (SP), Mendonça Filho (PE); Damião Feliciano (PB), e Pedro Lucas Fernandes (MA).

No entanto, de acordo com o Estadão, aposta de Elmar seria em ocupar um ministério no governo Lula (PT) – para isso, a ideia seria migrar para um partido que faça parte da base de apoio do presidente. Duas possibilidades seriam o Avante ou o Podemos.

Com relação assumir uma pasta, Elmar poderia ocupar o lugar de Waldez Góes no Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional. No entanto, o deputado já tinha sido vetado pelo PT para o mesmo cargo na transição pelo fato de o membro do União ter feito críticas ao então candidato Luiz Inácio Lula da Silva durante um comício no interior da Bahia, em 2022 – ele chamou, à época, o petista de “condenado” e “ex-presidiário”.

Fora isso, Elmar Nascimento também é cotado para relatar o Orçamento de 2026 ou assumir a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).