Eleições

Pesquisa do Ibope aponta candidato favorito para prefeitura de Salvador

Tanto na pesquisa espontânea quanto na pesquisa estimulada, candidato venceria eleições ainda no 1º turno

NULL
NULL

Resultado de imagem para Pesquisa do Ibope aponta candidato favorito para prefeitura de Salvador

A nova pesquisa do Ibope encomendada pela TV Bahia aponta o candidato ACM Neto como líder das intenções de voto, vencendo os demais adversários ainda no primeiro turno. Em relação à pesquisa anterior, o candidato do DEM cresceu 10 pontos percentuais na pesquisa espontânea, quando não é citado o nome dos candidatos aos entrevistados. Neto desponta com 62% das intenções de voto na pesquisa espontânea.

A candidata Alice Portugal, do PCdoB, aparece como segunda colocada, além de apresentar um crescimento de 4% na pesquisa espontânea em relação à pesquisa anterior. Alice pontua agora 7% das intenções de voto do eleitorado soteropolitano, de acordo com o Ibope.

Em terceiro lugar na pesquisa espontânea, aparece o candidato Pastor Sargento Isidório (PDT), com 4% das intenções de voto, tendo subido 3 pontos percentuais a mais em relação à pesquisa de agosto. Os candidatos Da Luz (PRTB), Célia Sacramento (PPL), Cláudio Silva (PP) e Fábio Nogueira (PSOL), juntos pontuaram 2% na pesquisa estimulada. 14% dos consultados votariam em branco ou anulariam o voto se as eleições fossem hoje, enquanto 11% disseram não saber.

Pesquisa estimulada

Na pesquisa estimulada, onde o nome dos candidatos é citado aos entrevistados, ACM Neto aparece em primeiro lugar, com 68% das intenções de voto. Em segundo lugar, aparece a candidata do PCdoB, Alice Portugal, com 10% das intenções de voto. Logo em seguida, aparece Pastor Sargento Isidório, com 7%, e em quinto lugar, Da Luz, com 1%. Os demais candidatos não foram citados na pesquisa. 13% dos entrevistados votariam nulo ou em branco, e 4% afirmaram não saber.

Avaliação da Gestão

A avaliação da gestão de ACM Neto também foi alvo da pesquisa do Ibope. 72% avaliaram o governo Neto como ótimo ou bom. 23% acharam a administração regular e 4% avaliaram o atual prefeito com atuação ruim ou péssima. Na sondagem, 5% dos entrevistados não souberam responder. No total, 84% dos 602 entrevistados pelo Ibope afirmaram aprovar a gestão de Neto, contra 12% de desaprovação.

Fonte: R7