Denúncia

Passageiros reclamam de constantes casos de ônibus quebrados de empresa de transportes na Bahia

Entre as situações relatadas estão condição ruim dos veículos e demora por um carro substituto

Foto: Leitor PSNotícias
Foto: Leitor PSNotícias

Passageiros da Marte Transportes denunciam constantes casos de ônibus quebrados da empresa. A viação opera linhas intermunicipais na Bahia e até interestadual para Pernambuco.

Em registro exclusivo enviado ao PSNotícias, uma passageira gravou o momento em que um ônibus da empresa quebrou durante o trajeto, no último dia 9 de dezembro. Na ocasião, o veículo, de número 0513, operava na linha Aporá – Salvador (cerca de 200 km de distância).

Contudo, no dia seguinte, a mesma cliente registrou mais um ônibus da empresa quebrado na mesma linha, porém no sentido inverso, Salvador – Aporá. Desta vez, o veículo número 0515 foi o flagrado pela denunciante. Ele quebrou próximo a cidade de Araças, praticamente na metade o roteiro total da viagem. Assim, foram três horas à margem da rodovia na espera de outro ônibus para seguir viagem, conforme relatou à reportagem.

Ester Mendes, de 32 anos, estava nessas duas viagens e afirmou que não foram casos isolados. Ela faz esse roteiro com frequência de, no mínimo, uma vez por mês com o filho autista e relatou que os ônibus quebrados da Marte são constantes. A cliente da empresa de transportes também questiona a falta de suporte oferecido diante da vulnerabilidade na qual os passageiros ficam nessas situações.

“Infelizmente, quase nunca conseguimos concluir o nosso percurso, o ônibus quebra todas as vezes. Tenho relatos de conversas avisando aos meus familiares que eu vou demorar, porque o ônibus quebrou. A população que precisa do transporte, ninguém mais aguenta isso. É muito humilhante. Mulheres grávidas dentro do ônibus, crianças, crianças autistas, pessoas doentes, idosos, ninguém aguenta mais”, desabafa a passageira.

O que diz a Marte Transportes?

Em nota enviada à reportagem do PSNotícias, a Marte Transportes falou sobre os casos registrados no vídeo. Além disso, a empresa também disse que agiu dentro da lei ao ser questionada sobre o tempo de espera para realocar os passageiros em outro ônibus.

“Informamos que os incidentes apontados nos dias 09/12 e 10/12 foram casos pontuais. Ressaltamos que os veículos da MARTE TRANSPORTES LTDA não apresentam histórico frequente de falhas. Ainda assim, destacamos que todo o suporte necessário foi prontamente oferecido aos passageiros em ambas as ocasiões. Em relação ao tempo de espera para a substituição do veículo, a empresa agiu em conformidade com as disposições da Resolução AGERBA nº 27/2001”, alega a empresa de transportes.

Agerba

Procurada pela reportagem, a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (AGERBA) informou que está apurando o caso em busca de maiores informações.

Veja vídeo:

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