Com partidas comemorativas na América do Sul

Fifa anuncia sedes das Copas do Mundo de 2030 e 2034

Fifa realizou cerimônia virtual de divulgação nesta quarta-feira (11)

Foto: Rafael Ribeiro / CBF
Foto: Rafael Ribeiro / CBF

As sedes para os próximos mundiais entre seleções estão definidas. Nesta quarta-feira (11), a Fifa divulgou os locais que vão receber as Copas do Mundo de 2030 e 2034. Vale destacar que o mundial 2026 já estava definido para acontecer nos Estados Unidos, Canadá e no México.

Assim, a Fifa definiu Espanha, Portugal e Marrocos como sedes oficiais da Copa do Mundo de 2030. Serão 20 estádios (11 na Espanha, seis no Marrocos e três em Portugal) de 17 cidades, sendo nove espanholas, seis no Marrocos e duas em Portugal (Lisboa e Porto).

Contudo, Uruguai, Argentina e Paraguai também recebem jogos, mas apenas uma partida em cada país como forma de celebrar os cem anos do primeiro Mundial, realizado no Uruguai, em 1930. Estas partidas serão na semana anterior à abertura oficial da Copa. Os jogos que serão disputados na América do Sul fazem parte do que a Fifa nomeou como “Celebração do Centenário”, pelos cem anos da primeira Copa do Mundo.

Além disso, a Fifa confirmou a Arábia Saudita como sede da Copa do Mundo de 2034. Serão 15 estádios de cinco cidades (Neom, Jidá, Abha, Riade e Al Khobar). O comitê organizador escolheu o estádio King Salman, em Riade, para receber o jogo de abertura e a final.

Dessa forma, Espanha, Portugal e Marrocos receberam nota média 4.2 na avaliação técnica de candidaturas, assim como a Arábia Saudita. A nota máxima possível da avaliação é 5. Por outro lado, os países da América do Sul que vão sediar os jogos em homenagem ao centenário receberam nota média 3.6. A pontuação é considerada de risco médio, mas sem comprometer a realização do evento.

>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.