O presidente Lula (PT) deve colocar o publicitário baiano Sidônio Palmeira como ministro-Chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom) do seu governo após as críticas sofridas pelo órgão – até mesmo proferidas pelo mandatário. Atualmente, o cargo é ocupado pelo gaúcho Paulo Pimenta.
De acordo com a CNN Brasil, Lula aguarda as eleições das presidências da Câmara e do Senado, em fevereiro de 2025, para fazer uma reforma ministerial e quer Sidônio Palmeira à frente da Secom.
Desta forma, Paulo Pimenta iria para outro posto, mas mantido dentro do Planalto. Sidônio, vale lembrar foi responsável que pela campanha eleitoral que reconduziu Lula à Presidência, em 2022.
Sidônio vem sendo constantemente consultado pelo presidente nos últimos meses e participou, há duas semanas, da elaboração do plano de comunicação para o anúncio do reajuste fiscal. Foi ele quem avaliou que a melhor estratégia seria que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, encabeçasse o anúncio em vez de Lula.
Ainda segundo a publicação, Lula ainda não fez o convite oficialmente a Sidônio porque estaria tentando redesenhar o xadrez para acomodar Pimenta, que conta com a confiança de Lula. Para isso, o presidente vai precisar mexer em outras peças que estão dentro do Planalto e reacomodá-las em outros cargos estratégicos.
Na última sexta-feira (6), o próprio Lula criticou abertamente a área de comunicação do seu governo e prometeu mudanças.
“Há um erro do governo na questão da comunicação e sou obrigado a fazer as correções necessárias”, afirmou o presidente.