Ponto de Controle

Operação prende cinco e mira líder de facção na Bahia que levava vida de luxo em cobertura com BMW e resorts

A operação teve ações em Salvador, Feira de Santana, Dias D’Ávila e São Paulo

Foto: Divulgação/Polícia Civil
Foto: Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil desarticulou um braço de uma das maiores organizações criminosas do país durante a Operação Ponto de Controle, deflagrada entre os dias 4 e 6 de dezembro. A operação teve ações em Salvador, Feira de Santana, Dias D’Ávila e São Paulo.

Ao todo, cinco suspeitos foram presos, incluindo integrantes do núcleo responsável pela logística de transporte e distribuição de drogas entre os dois estados.

Entre os detidos, estão dois homens capturados no Aeroporto de Salvador no dia 4, enquanto tentavam fugir para São Paulo após descobrirem a operação. No dia seguinte, a polícia prendeu mais três suspeitos, incluindo um fornecedor de armas do grupo e dois flagrados com grande quantidade de drogas em suas residências.

A operação também mirou o líder da facção na Bahia, que estava coordenando as operações do grupo em São Paulo. Ele possui histórico de destaque no “Baralho do Crime” da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP), foi preso em 2021, mas a Justiça o libertou em 2023. Desde então, passou a viver em luxo, residindo em uma cobertura, adquirindo carros de alto padrão, como uma BMW X6, e frequentando resorts exclusivos.

Nesta sexta-feira (6), as equipes cumpriram um mandado de busca no apartamento do líder em São Paulo. Apesar de não localizarem o suspeito, precisaram serrar uma porta blindada do imóvel para realizar a busca.

Além disso, operação segue em andamento, com o objetivo de localizar os foragidos e cumprir outros mandados. As ações envolveram oito mandados de busca e apreensão e contaram com apoio de unidades especializadas da Polícia Civil da Bahia e de São Paulo, incluindo o Departamento de Operações Policiais Estratégicas (DOPE).

>>> Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.