Almoço com o presidente

Elmar como aliado, PSD na chapa do PT e previsão de concurso; Veja pontos abordados por Adolfo Menezes

Presidente do Legislativo baiano reuniu a imprensa baiana para apresentação de balanço anual

Presidente da Alba concedeu coletiva nesta terça-feira (3). Foto: Aparecido Silva/PSNotícias
Presidente da Alba concedeu coletiva nesta terça-feira (3). Foto: Aparecido Silva/PSNotícias

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputado Adolfo Menezes (PSD), reuniu, na tarde desta terça-feira (3), a imprensa que cobre o Parlamento baiano para um almoço de balanço das atividades do ano de 2024. Durante o encontro, o chefe do Legislativo foi questionado a respeito de assuntos como a possível chegada de Elmar Nascimento ao seu grupo político, previsão de realização de concurso público e composição da chapa governista para as eleições de 2026.

Diante dos rumores de que o deputado federal Elmar Nascimento, líder do União Brasil na Câmara, pode deixar a legenda e ingressar em um partido da base aliada ao governador Jerônimo Rodrigues (PT), Menezes foi econômico na resposta, mas admitiu a possibilidade como natural da política. Elmar e Menezes são rivais na política da cidade de Campo Formoso.

“Estou preparado para tudo. Na política, tudo pode acontecer. Nunca fui comunicado por ninguém, vi apenas pela imprensa, mas faz parte da política”, minimizou.

Veja também: “Tenho consciência que pode haver um ajuizamento”, afirma Adolfo Menezes sobre reeleição

Chapa para 2026

O chefe da Alba também falou que, no seu entendimento, a chapa governista para as eleições de 2026 terá duas vagas para o PT, uma para o MDB e outra para o PSD.

“É natural que uma vaga fique com o PT com Jerônimo disputando a reeleição. O senador Jaques Wagner manifestou interesse em concorrer novamente ao Senado, então o PT tem outra vaga. A vice foi acertada com o MDB e acredito que não vão brigar com o partido. O PSD é o maior em número de prefeitos, acredito que a vaga continue com o partido. Caberá ao presidente Otto Alencar indicar o ocupante, como Angelo Coronel já é senador, vejo de forma natural que continue”, listou.

Veja também: Presidente da Alba prevê necessidade de R$ 70 milhões em suplementação para fechar 2024

Concurso público

Questionado pela reportagem do PSNotícias sobre a possibilidade de realização de concurso público, considerando que o último feito pela Casa ocorreu em 2014, o presidente do Legislativo baiano foi enfático.

“Da forma que o concurso público é feito no Brasil, sou terminantemente contra. Se depender desse presidente, não farei concurso. Na Câmara dos Deputados, tem propostas de reforma administrativa para instituir regras de concurso público no Brasil. Hoje, você tem funcionários que trabalham, que se esforçam, e outros que não trabalham. E todos têm direito ao mesmo reajuste, ao mesmo aumento. O servidor tem que ser avaliado, e se produz, poderia ter um tratamento diferenciado. Às vezes não é assíduo, não faz o trabalho bem feito, por estas e outras sou contra as regras”, justificou.

Leia também: Caso Binho Galinha: Adolfo atribui silêncio da Casa a ‘medo’ e ‘receio’ do tamanho do problema

Balanço das atividades da Alba

Ainda durante o almoço, foi apresentado o relatório de atividades da Assembleia Legislativa da Bahia neste ano de 2024. Até o início da tarde desta terça-feira (3), foram realizadas 105 sessões ordinárias, 13 extraordinárias, 46 especiais e uma solene.

No Plenário da Casa, foram apreciados 39 projetos de procedência externa, sendo 31 oriundos do Poder Executivo, quatro do Ministério Público estadual, um do Tribunal de Justiça, um do Tribunal de Contas do Estado e dois do Tribunal de Contas dos Municípios. Os projetos de lei complementar aprovados foram dois: um da Defensoria Pública do Estado e outro do Ministério Público estadual.

As propostas de iniciativa parlamentar aprovadas somaram 48. Desse total, 13 foram projetos de lei sobre assuntos diversos, 24 relacionados a títulos de utilidade pública, um de emenda à Constituição, oito de resolução e dois requerimentos.

>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.