Bodas de Ouro

Em comemoração aos 50 anos do Ilê Aiyê, cantor Jaucy revela detalhes do Carnaval 2025

Ao longa da história do grupo, o Ilê carrega o título de ser o primeiro bloco afro do Brasil

Foto: Peu Agra / Salvador FM
Foto: Peu Agra / Salvador FM

Neste ano de 2024, o Ilê Aiyê completou 50 anos de história. Nesta quarta-feira (27), a banda foi entrevistada no programa Pipoco, da Salvador FM, e também concedeu entrevista ao PSNotícias. Entre os temas abordados, estão a rica história do Ilê e a preparação para o Carnaval de 2025.

Assim, o tema do Ilê para o Carnaval do próximo ano é “Kenya: Berço da Humanidade”. Ao PSNotícias, Jaucy, um dos vocalista do bloco afro, revelou detalhes da preparação para a folia.

“Será um carnaval maravilhoso, porque 50 anos não são 50 dias, é boda de ouro. Quinquagenário é uma coisa muito importante. Então, o nosso afro, o nosso mais belo dos belos, Ilê Aiyê, ele é uma entidade. Muito maravilhoso, e com esse tema Kenya, eu acho que teremos canções, tanto do tema como da parte poesia, poética, canções muito lindas”, conta o cantor.

História do Ilê Aiyê

Primeiro bloco afro do Brasil, o Ilê Aiyê representa dança, música, arte, luta social, negritude, além de fomentar a valorização da cultura afro e a representatividade negra. Assim, fundado em novembro de 1974 por Antonio Carlos dos Santos Vovô, conhecido como o Vovô do Ilê, a história do bloco coincide com um momento histórico importante. Na década de 1970, o mundo assistiu ao surgimento de vários movimentos que lutavam e incentivavam a valorização da cultura negra.

Foi o caso do movimento Négritude, da prisão de Angela Davis (EUA), da criação do Dia da África (ONU) e da independência de vários países africanos, como Cabo Verde, Angola e Moçambique, entre outros eventos. Assim, nesse contexto que surgiu o bloco Ilê Ayê, que chegou com uma proposta até então inédita no país: um bloco formado exclusivamente por negros.

Dessa forma, o bloco afro eternizou músicas como “Que bloco é esse”, “A força do Ilê”, “Herança e crença”, “O mais belo dos belos e muito mais.

O vocalista Jaucy já vai completar 36 anos à frente do grupo. Atualmente com 53 anos de idade, o artista faz parte da banda desde os 17. Ao PSNotícias, o cantor falou sobre o poder de representatividade do bloco afro.

“É muito importante eu estar participando desse movimento, é uma luta muito grande. Estou muito feliz do nosso bloco afro, essa luta estar completando 50 anos de existência e de muitos resultados positivos para toda a comunidade preta da Bahia, do Brasil e do mundo”.

Explica Jaucy

>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.