Ausência de lacre

Denúncia de fraude no concurso da Prefeitura de Salvador é investigada pela Polícia Civil

Candidatos da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (Ufba) se recusaram a realizar a prova após avaliarem violação em um dos envelopes.

Foto: Lucas Moura/Secom PMS
Foto: Lucas Moura/Secom PMS

A Polícia Civil está investigando a denúncia de uma possível fraude ocorrida durante o concurso público promovido pela Prefeitura de Salvador, neste domingo (17). Candidatos da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (Ufba) se recusaram a realizar a prova após avaliarem violação de um dos envelopes.

Cerca de 35 candidatas a enfermeira interromperam a prova alegando a suposta fraude, no entanto, apenas 10 registraram a queixa.

Em nota, enviada ao PS Notícias, a PC explicou que o caso foi formalizado na Delegacia Territorial dos Barris e que a entidade busca esclarecer os fatos.

“De acordo com a ocorrência, dez candidatos compareceram à unidade policial relatando que participariam de uma prova na Faculdade de Educação da UFBA, referente a um concurso da Prefeitura de Salvador para o cargo de enfermeiro. No entanto, ao receberem o pacote de provas, perceberam que ele já estava aberto. Diante do ocorrido, os candidatos se recusaram a realizar a avaliação e formalizaram a denúncia. O caso será investigado para esclarecer os fatos”.

Já o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan) disse que houve “um desconforto” por parte dos concurseiros em relação a um dos lacres do envelope, que alegaram não estar devidamente fechado. No entanto, o Idecan afirma que “os próprios candidatos registraram em ata que não havia qualquer violação ou rasura no envelope”, tendo atestado a integridade do material.

A suposta fraude

Um fiscal foi responsável por notar a ausência de lacre. No entanto, as candidatas denunciam que, após ser acionada, a coordenadora tentou convencer o grupo a seguir com a prova.

Desta forma, a coordenadora pediu para que as candidatas deixassem a sala, e assim fizeram, se direcionando à Delegacia dos Barris.

Segundo as candidatas, houve comprometimento com a integridade da prova após o rompimento do lacre, o que pode prejudicar a igualdade entre os participantes.

Sobre o concurso

Aplicado neste domingo (17), o certame ofereceu 593 vagas na área da saúde. No total, foram 78 locais de provas.

O concurso visa preencher vagas de nível médio, técnico e superior e tem profissionais de atendimento integrado, enfermeiros, fisioterapeutas e médicos como público alvo.

Os salários vão de $2.250,00 a R$12.666,5. O cronograma prevê que o resultado final do concurso está previsto para 17 de fevereiro.

>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.