Política

Pesquisa aponta que índice de aprovação do governo 'Lula 3' é o menor desde janeiro de 2023; veja números

Avaliação do governo Lula consta em pesquisa do instituto MDA encomendada pela CNT

Governo Lula tem queda na avaliação positiva do seu governo, segundo pesquisa
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Uma pesquisa do instituto MDA encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) apontou que a avaliação positiva dos brasileiros sobre o governo Lula (PT) – que está prestes a completar 1 ano e 11 meses, recuou 7 pontos percentuais desde janeiro de deste ano.

Conforme os dados, divulgados na terça-feira (12), o percentual dos brasileiros que considera o atual governo bom ou ótimo é de 35,5%. No levantamento anterior, divulgado em maio, o índice era de 37,4%. Em janeiro, de 42,7% (o que representa uma queda de 7,2 pontos percentuais neste ano).

Ainda conforme a pesquisa, o índice de aprovação do governo “Lula 3” é o mais baixo desde a posse do petista, em janeiro de 2023. Ainda conforme o levantamento, a avaliação negativa do administração federal atingiu sua maior marca desde o início do governo: 30,8% dos entrevistados avaliam a gestão com ruim ou péssima.

Eleições 2026

O levantamento ainda trouxe um cenário acerca das eleições à Presidência da República em 2026. Nele, considerando que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) é quem mais se aproximaria em intenção de voto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

No cenário, ela se saiu melhor do que o influenciador Pablo Marçal (PRTB) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), outros nomes de direita colocados pelo instituto.

Em uma das avaliações, Lula lidera com 34,1% das intenções de voto, enquanto Michelle soma 20,5% e Marçal tem 14,1%. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) aparece com 9,3% e a atual ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), fica com 9,2%.

Quando o governador paulista é colocado como candidato, Lula segue na liderança com 35,2%, enquanto Marçal soma 16,9%, Tarcísio tem 15%, Tebet fica com 9,5% e Ciro soma 9,4%. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.