A coordenadora de jornalismo da Rádio Salvador FM e editora-chefe do portal PS Notícias, Juliana Nobre, venceu, pelo segundo ano consecutivo, o prêmio de destaque do ano oferecido pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). A votação, feita pelos deputados estaduais, aconteceu na terça-feira (12).
Juliana Nobre vai levar o Troféu Wilson Menezes, após vencer na categoria rádio, da mesma forma como ocorreu em 2023, também pela Rádio Salvador FM.
“Conquistar esse prêmio é uma alegria em dobro. Não só pelo segundo ano consecutivo, mas por tudo que esse ano representou em minha vida. Fui mãe novamente, voltei ao trabalho bem cedo, reorganizei a rotina e ainda consegui me dedicar ao meu trabalho, que tanto amo. Definitivamente, as mulheres merecem muitas premiações”, disse a jornalista.
Além dela, o Troféu Imprensa 2024 premiou outros jornalistas e radialistas que participam da cobertura dos trabalhos na Alba. O jornalista Guilherme Reis, da Tribuna, saiu vitorioso na categoria mídia impressa, com o Troféu Quintino de Carvalho. Já Carine Andrade, do Política Livre, foi a vencedora na categoria mídia eletrônica (sites, blogs e mídias digitais), levando o Troféu Armando Lobracci Neto.
Este ano, pela primeira vez, mais um prêmio foi instituído pelo Comitê de Imprensa Edson Alves. O jornalista e apresentador da TV Aratu, Pablo Reis, conseguiu ganhar, na categoria televisão, o Troféu Raimundo Varela, em homenagem ao comunicador que faleceu no dia 7 de setembro de 2023, aos 75 anos.
Parlamentares
Além dos componentes da imprensa, os deputados estaduais também disputaram o Prêmio Destaque Parlamentar 2024, após votação ocorrida ontem e feita pelos jornalistas credenciados junto ao Comitê de Imprensa da Alba. Este ano, dos 96 profissionais de imprensa que estavam aptos para o pleito, 69 compareceram para votar nos parlamentares que, segundo eles, mais se destacaram nos trabalhos em plenário e nas comissões permanentes ao longo de 2024.
O líder da Minoria, Alan Sanches (União), conseguiu 35 votos e o colega de partido, Marcinho Oliveira (União) obteve 32 votos. Os jornalistas e radialistas indicaram ainda Tiago Correia (PSDB), que recebeu 30 votos, e o deputado Adolfo Menezes (PSD), que teve o apoio de 26 votantes.
Reeleição
A terça-feira ainda marcou a eleição da nova diretoria do comitê de imprensa para o biênio 2024/2026, reconduzindo para a presidência, em chapa única, o jornalista Osvaldo Lyra. Apoiado por 61 profissionais, Lyra terá na vice-presidência o também jornalista Victor Pinto.