Após revelar mudanças no calendário esportivo de 2025, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) solicitou que a Conmebol altere as próximas competições continentais. Dentre as alterações solicitadas está o fim da pré-Libertadores e dos playoffs da Copa Sul-Americana para os clubes brasileiros. A entidade alega ajuste de calendário.
De acordo com o documento emitido pela CBF, o ofício PRE nº 1421/2024 foi enviado ainda em setembro e pede ainda o fim dos playoffs da Copa Sul-Americana. A compensação na Libertadores viria com uma vaga direta na fase de grupos – totalizando seis vagas para o Brasil, que hoje tem direito a sete.
Vale destacar que atualmente os quatro primeiros colocados do Campeonato Brasileiro e o campeão da Copa do Brasil garantem se classificam de forma direta para a fase de grupos. O quinto e o sexto colocados disputam a pré-Libertadores. O número pode aumentar caso alguma equipe brasileira vença Sul-Americana ou a própria Libertadores no ano anterior. Já para a Sul-Americana se classificam os seis brasileiros melhores colocados depois da zona de pré-Libertadores.
Segundo a entidade, o objetivo é minimizar o desgaste dos clubes e evitar conflitos de datas, especialmente em anos com um calendário já sobrecarregado por competições internacionais. Além disso, a CBF defende que o nível dos times brasileiros justifica o acesso direto à fase de grupos, eliminando a necessidade de disputas preliminares.
Assim a entidade afirma que os pedidos foram feitos “em clara defesa” do futebol nacional, sem explicar exatamente qual seria essa defesa.
“Em busca de soluções e, mais do que isso, em clara defesa do Futebol Brasileiro, a CBF encaminhou o Ofício PRE nº 1421/2024 de 03/09/2024 solicitando à CONMEBOL adequações no calendário, entre elas a extinção dos playoffs da Copa Sudamericana e a exclusão dos clubes brasileiros da Pré-Libertadores e ao mesmo tempo solicitando uma vaga direta da CBF para a Copa Libertadores”, diz trecho do ofício divulgado pela CBF.
>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.