Os estudantes que desejam pedir a reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 devem realizar a solicitação até esta sexta-feira (15). Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), podem participar aqueles que faltaram por problemas logísticos ou foram acometidos por doenças infectocontagiosas.
Mas, no edital, estão previstas as seguintes doenças: Covid-19, tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenzae, doença meningocócica e outras meningites, varíola, influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela (catapora). Os dias 10 e 11 de dezembro foram definidos para a realização da prova.
Quem contraiu alguma dessas doenças deverá encaminhar os pedidos de reaplicação do Enem 2024 junto com documentos comprobatórios, que o Inep analisará individualmente. O Inep avaliará os pedidos de estudantes afetados também por problemas logísticos. Porém, quem não compareceu por motivos que não se enquadram no edital não tem direito à reaplicação.
Gabarito
O ministro da Educação (MEC), Camilo Santana, informou na noite deste domingo (10) que a divulgação do gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será antecipada. A previsão era divulgar o gabarito no dia 20 de novembro, mas o ministro disse que será divulgado nesta semana.