O cantor pop norte-americano Bruno Mars encerrou sua quarta passagem pelo Brasil. Ao todo, ele realizou 15 shows entre outubro e novembro, com a turnê “Live in Brazil”. Durante o último show no país, realizado no Mineirão, em Belo Horizonte, na noite de terça-feira (5), Bruno Mars recebeu um presente simbólico: uma Carteira de Identidade Nacional (CIN) gigante, concedido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI)
O documento personalizado, produzido em Belo Horizonte, traz detalhes curiosos. Nomeado de forma carinhosa como “Bruninho Márcio”, o cantor recebeu um CPF fictício, além de sua data de nascimento (1985) e o local de nascimento, Honolulu, Havaí, nos Estados Unidos.
O MGI explicou em suas redes sociais que a iniciativa é um gesto de agradecimento ao carinho que Bruno Mars demonstrou ao público brasileiro, além de uma forma simbólica de fazê-lo se sentir ainda mais próximo da cultura do país.
Em uma postagem, o MGI afirmou: “Missão cumprida! Entregamos a carteira de identidade fictícia (mas feita com muito carinho) para o Bruninho em seu último show. Ele já pode se sentir brasileiro como a gente! Te amamos, Bruno Márcio do Brasil!”. A ação do MGI também atende ao pedido do próprio cantor, que durante sua apresentação em Brasília, brincou ao perguntar: “Cadê meu CPF?”. A partir dessa declaração, uma campanha virtual ganhou força entre os fãs, reforçando o desejo de ver Bruno Mars reconhecido simbolicamente como “cidadão” do Brasil.
Nova carteira de identidade
Essa ação do MGI foi também uma oportunidade para divulgar a nova CIN, que já está disponível para brasileiros natos, cidadãos portugueses e naturalizados. Segundo o MGI, o documento reúne diversos dados em um só e é válido em todo o país, unificando as informações que antes variavam entre os estados.
Para obter a CIN, basta agendar a emissão em um Instituto de Identificação estadual e levar a certidão de nascimento ou casamento. A versão digital e a física estão disponíveis, e até o momento, cerca de 15 milhões de brasileiros já aderiram à nova identidade. No entanto, Roraima é o único estado que ainda não emite o documento.
Despedida de Bruno Mars
Após o show em Belo Horizonte, Bruno Mars se despediu do país na quarta-feira (6). E, nesta quinta-feira (7), o astro compartilhou em suas redes sociais um vídeo em que canta em português, ao ritmo de funk, para agradecer aos fãs brasileiros.