Diferente do que aconteceu em 2020, as eleições de 2024 nos Estados Unidos tiveram seu desfecho anunciado por volta das 07h30 desta quarta-feira (6). Com o fim da pandemia, e o menor número de votos por correio, autoridade locais já esperavam essa celeridade.
Em especial aqueles considerados “pêndulos”, em que os presidenciáveis os disputam ao máximo,. Nesses lugares, onde o resultado é imprevisível, a disputa tende a ser mais equilibrada, exigindo a contagem de mais cédulas para declarar o vencedor dos delegados do estado.
Michigan e Pensilvânia estão entre esses locais. Nessas regiões, esperava-se um resultado na noite de terça-feira (5), o que de fato ocorreu. O governador da Pensilvânia, Josh Shapiro, afirmou que nesta zona os cidadãos solicitaram 1 milhão de cédulas a menos do que em 2020. Os eleitores voltaram a se sentiram à vontade para votar presencialmente, ao contrário do que ocorreu no auge da Covid-19.
Além disso, o sistema eleitoral na Pensilvânia passou por uma mudança importante: agora, a lei exige uma contagem ininterrupta dos votos. Em 2020, essa regra ainda não existia, o que resultou na divulgação da vitória de Joe Biden após quatro dias de apuração. Neste ano, contudo, Donald Trump proclamou sua vitória em menos de um dia após o início das contagens.