Prestação de contas

'Todos os estados fazem isso', diz Jerônimo ao rebater críticas sobre empréstimos

Governador diz que vai prestar conta na hora devida

Jerônimo Rodrigues
Foto: Vagner Souza/PS Notícias

O governador Jerônimo Rodrigues rebateu nesta terça-feira (5), durante evento no bairro Tancredo Neves, em Salvador, as críticas que vem recebendo por sucessivos pedidos de empréstimos enviados à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

Ainda nesta tarde, o líder da oposição na Casa Legislativa, deputado Alan Sanches (União Brasil), afirmou que o governo estadual não poderá mais contar com votos da bancada para aprovar projetos que envolvem solicitação de empréstimos.

Conforme alegou Jerônimo à imprensa, a medida é adotada por todos os governadores. O chefe do Executivo também destacou que a aplicação dos recursos é acompanhada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).

“Olha, eu quero trabalhar. Eu quero pedir que a Câmara de deputados estaduais, que é a Assembleia, compreenda que todos os estados fazem isso. Todos os estados brasileiros. Se fizer mais um ou outro, tá, mas o estado sozinho não tem condições de bancar os seus investimentos. Às vezes não toma capital internacional, vai no Banco do Brasil, a gente vende a folha, que é natural fazer isso. É passível que todos os estados precisem disso. É igual o município, por mais que agora nós tenhamos o presidente Lula ajudando a gente, não é suficiente […]. Acho que isso é público. Os deputados acompanham, o TCE acompanha a execução”, salientou.

Destino dos empréstimos

Ainda em sua justificativa, Jerônimo explicou que estradas em pequenos povoados e unidades de saúde para povos tradicionais estão entre os destinos para a verba.

“E eu vou poder prestar contas desse dinheiro na hora devida. Vamos iniciar ainda agora, em janeiro e fevereiro. E, no final do ano, provavelmente já começar a prestar contas. Mas vamos ver isso. Então, eu quero trabalhar e espero que a Câmara (Alba) compreenda isso. Questione no que for possível”, pontuou Jerônimo Rodrigues.

Na semana passada, os deputados aprovaram dois empréstimos, na ordem de R$ 1 bilhão e outro de R$ 616 milhões.

>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.