Diversas tampas de bueiros voltaram a ser alvos de criminosos, no Largo do Campo Grande, em Salvador. A equipe do PSNotícias visualizou, nesta segunda-feira (4), ao menos cinco tampas furtadas ao longo do calçadão.
Somente em 2023, o órgão notificou um percentual de 15% no furto de tampo/grelhas e de 7% no furto de tampas de PV(poços de visita).
Procurada pela reportagem, a Secretaria Municipal de Manutenção (Seman) informou que vem realizando a troca de tampas de bueiros por outros de polipropileno.
“Em 2024 já foram registradas, até o mês de setembro, o assentamento e recuperação de 3.974 tampas de PV e grelhas (nem todas foram casos de furtos)”, apontou a pasta.
Furtos de cabos se somam ao vandalismo em tampas de bueiros
Na madrugada desta segunda-feira (4), a Guarda Municipal prendeu dois suspeitos de furtar fios no Comércio, no Centro Histórico de Salvador. A equipe encaminhou os detidos à Central de Flagrantes para que as medidas legais fossem adotadas.
Entre janeiro e setembro de 2024, a GCM registrou 144 ocorrências de furtos e queimas de fios de cobre, o que representa uma redução de 1,4% em comparação ao mesmo período de 2023, quando ocorreram 146 casos.
A média mensal de incidentes ficou em 16, com os bairros de Canela (42), Brotas (11), Campo Grande e Pernambués (7 cada) apresentando a maior quantidade de ocorrências.