Herança africana

Tema da redação do Enem é oportunidade para reflexão sobre racismo, alertam parlamentares

"Desafios para a valorização da herança africana no Brasil" foi o tema da redação neste ano de 2024

Lídice da Mata (PSB) e Valmir Assunção (PT). Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados
Lídice da Mata (PSB) e Valmir Assunção (PT). Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados

“Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. Este foi o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em prova aplicada neste domingo (3). Congressistas baianos viram no tema uma oportunidade para milhões de candidatos refletirem a respeito de assuntos como o racismo e a formação do Brasil.

“É uma excelente oportunidade para reafirmar o enfrentamento ao modelo colonial que formou nosso país a partir da exploração dos corpos e das subjetividades negras. Propor reflexões sobre a valorização da herança africana permite um reencontro com a pluralidade étnica e cultural dos povos africanos que contribuíram para a formação do Brasil”, externou o deputado federal baiano Valmir Assunção (PT) em postagem na rede social X.

Na mesma rede social, a deputada federal e ex-prefeita de Salvador, Lídice da Mata (PSB) destacou a oportunidade de tratar do racismo. “O tema da redação do Enem é muito importante, pois faz com que os candidatos reflitam sobre uma das grandes feridas que ainda se mantém na humanidade que é o racismo. As heranças africanas são muito importantes em nosso cotidiano”, classificou.