Lauro de Freitas

Coligação derrotada solicita relatórios de urnas para recontagem de votos

“Lauro do lado certo para avançar cada vez mais” teve Antônio Rosalvo como candidato à Prefeitura

Antônio Rosalvo foi o candidato do PT em Lauro de Freitas. Foto: Divulgação
Antônio Rosalvo foi o candidato do PT em Lauro de Freitas. Foto: Divulgação

A coligação “Lauro do lado certo para avançar cada vez mais”, que teve Antônio Rosalvo (PT) como candidato à Prefeitura de Lauro de Freitas, apresentou à Justiça Eleitoral um requerimento para ter acesso a relatórios e cópias de arquivos de sistemas. O objetivo é embasar, posteriormente, um pedido de verificação do resultado das urnas.

De acordo com a petição apresentada pelos advogados da coligação, o motivo do requerimento foi a quantidade de problemas apresentados pelas urnas eletrônicas no município no dia da eleição. “Todas as urnas apresentaram problemas. Sempre se tinha que ligar e desligar. Contudo, havia demora para tomar tal procedimento e, sempre que se reiniciava os trabalhos, ao colher mais alguns votos, a urna voltava a apresentar defeitos”, relatam os advogados em um trecho da petição.

O documento dirigido à 180ª Zona Eleitoral de Lauro de Freitas contém, inclusive, um print de uma conversa em que um representante do cartório eleitoral admite o problema.

Conversa entre representante da coligação de Rosalvo e um preposto do cartório eleitoral

A sequência de problemas com as urnas eletrônicas gerou filas e, em alguns locais, arrastou a votação até as 20h.

“A situação chegou ao caos. Muita gente desistiu de votar. Os que insistiram nas significantes filas, ficaram atônitos com a divulgação do resultado quando ainda estavam nas filas de votação. E neste ‘liga/desliga’ de urnas, as pessoas passaram a noticiar que a urna não registrara o fim da votação e muito menos fazia a advertência sonora”, relataram os advogados na petição.

Por fim, a defesa argumenta que o pedido dos relatórios e atas tem como objetivo fiscalizar o resultado da eleição. A defesa da coligação argumenta que tal direito está previsto no artigo 51 da Resolução nº 23.673, de 14 de Dezembro de 2021.

6 de outubro

No pleito do último dia 6 de outubro, a candidata Débora Régis, do União Brasil, sagrou-se vencedora após obter 70.691 votos do eleitorado laurofreitense. A prefeita eleita liderou a coligação “A mudança é agora”, composta pelos partidos União Brasil, Federação PSDB/Cidadania, PP, PL, DC, Solidariedade e PMB.

Rosalvo, candidato apoiado pela atual prefeita Moema Gramacho (PT), conquistou 47.890 votos. Sua coligação reuniu os partidos Republicanos, Mobiliza, MDB, PRTB, Podemos, PSD, Agir, PSB, Avante e a Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV).