Não deu

Elmar desiste da presidência da Câmara e poderá se tornar ministro de Lula, diz colunista

Parlamentar baiano perdeu apoio do próprio partido na disputa

Deputado Elmar Nascimento (UB). Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Deputado Elmar Nascimento (UB). Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Sem apoio do próprio partido, o União Brasil, o deputado federal baiano Elmar Nascimento deverá anunciar a desistência de concorrer à presidência da Câmara dos Deputados até a próxima semana. O motivo do recuo é que o União Brasil decidiu apoiar a candidatura de Hugo Motta (Republicanos-PB), que tem a benção do atual presidente Arthur Lira (PP-AL).

De acordo com o colunista Igor Gadelha, do site Metrópoles, Elmar pediu à direção do União Brasil um tempo para anunciar sua desistência. Por apoiar Hugo Motta, o partido de Elmar deverá ter como recompensa a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a mais importante da Câmara. Além disso, a legenda poderá indicar a segunda vice-presidência da Casa.

Outra informação de bastidores é que o União Brasil também negocia com o Palácio do Planalto a nomeação de Elmar Nascimento para um ministério no governo Lula. De acordo com o colunista, o parlamentar baiano tem interesse no Ministério da Integração Nacional, que já é da cota do União Brasil.

A decisão do União Brasil de apoiar Motta se deu em função do amplo apoio angariado pelo parlamentar paraibano nos últimos dias. O cenário tornaria a candidatura do deputado baiano inviável e deixaria o partido sem espaços na Câmara.