Polícia

Três traficantes são presos e outros dois morrem durante operação das Forças de Segurança no Nordeste de Amaralina

Operação Rota Segura foi deflagrada nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (31) no Nordeste de Amaralina

Foto: Alberto Maraux/SSP-BA
Foto: Alberto Maraux/SSP-BA

Três traficantes foram presos e outras duas pessoas morreram durante operação das Forças de Segurança no Nordeste de Amaralina, em Salvador, nesta quinta-feira (31). A “Rota Segura” foi deflagrada nas primeiras horas da manhã de hoje e tem como objetivo desarticular facção que atacou policiais militares na região, além de outros crimes.

Um dos detidos foi o traficante Luís Fernando Umbelino dos Santos, o “Tonelada”, 31 anos. Ele era o responsável pela logística de armas para “bonde” de uma facção, responsável por ataques contra viaturas policiais e rivais de outro grupo criminoso.

Tonelada, colocado em liberdade provisória, possuía passagens por comércio de entorpecentes e roubo. Durante cumprimentos de mandados de busca, na localidade da Chapada do Rio Vermelho, ele foi encontrado.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), na tentativa de prisão houve confronto e o integrante de facção acabou atingido. Ele foi socorrido para o Hospital Geral do Estado (HGE). Arma, munição e drogas foram apreendias. Além dele, outro traficante foi preso na região da Serra Verde, e era um dos alvos dos agentes.

O terceiro suspeito, que exibia armas nas redes sociais, tentou até fugir das Forças de Segurança, mas acabou capturado. Também segundo a SSP, equipes realizavam incursões na Rua do Navio, quando o criminoso tentou fugir correndo.

No entanto, ele foi cercado e preso. Com o integrante de facção foram apreendidos uma pistola calibre 9mm, carregador, munições, porções de drogas e celulares.

A Operação Rota Segura, que ocorre em todo o Complexo do Nordeste de Amaralina, em Salvador, conta com as equipes da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) Bahia, da Secretaria da Segurança Pública (PM e PC) e da Polícia Federal (PF).