Vereadores de mais dois partidos declararam apoio à reeleição de Carlos Muniz (PSDB) para a Presidência da Câmara Municipal de Salvador (CMS). Na terça-feira (29), os edis Luiz Carlos Souza, Ireuda Silva, Julio Santos e Kel Torres, do Republicanos, se uniram ao vereador eleito Kênio Resende, do PRD, para formalizar o suporte ao tucano.
Durante o encontro, Luiz Carlos reafirmou a decisão de marchar junto com o atual presidente. “O Republicanos já estava nesse arcabouço de partidos que apoiam a recondução de Carlos Muniz, entendendo que ele está fazendo uma boa gestão e que nós queremos a continuidade disso”, afirmou.
Ao todo, 41 dos 43 vereadores já declararam apoio à reeleição do atual presidente. Os integrantes das bancadas do União Brasil, PP, PL, PDT, DC, PRD, PSDB, Podemos, PV, MDB, PT, PCdoB, PSB, PSD e Cidadania já haviam referendado o voto para a permanência de Muniz na Presidência da Casa.
Para ter a unanimidade, Carlos Muniz ainda precisaria contar com o apoio dos dois edis eleitos pelo PSOL, Eliete Paraguassu e Professor Hamilton Assis. A legenda, assim como os parlamentares, ainda não se manifestaram se darão apoio a Carlos Muniz ou se lançarão uma candidatura própria para a disputa.
Eleições para a Câmara de Vereadores
O Colégio de Líderes da Câmara de Salvador decidiu, no último dia 14, a data para a posse dos vereadores eleitos. Também foi definido o dia para a eleição da Mesa Diretora, que inclui cargos como presidente, 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, 3º vice-presidente, 1º secretário, 2º secretário, 3º secretário e 4º secretário.
A reunião, que foi conduzida pelo presidente do Legislativo, Carlos Muniz (PSDB), ficou definido que a posse dos vereadores eleitos para o quadriênio 2025/2028 acontecerá no dia 1º de janeiro, às 14h30. No dia seguinte, 2 de janeiro, às 9h, acontecerá a eleição da Mesa Diretora.