Com o encerramento da votação do segundo turno das eleições municipais de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, o resultado se aproxima. No final da tarde deste domingo (27), autoridades responsáveis pelo processo de votação classificaram o dia de eleições como ‘tranquilo’, em entrevista no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
A juíza eleitoral Maria Claudia Sales Parente destacou, principalmente, a movimentação dos eleitores no período da tarde no município.
“No período da tarde já percebi uma tranquilidade maior dentro das escolas, dentro das seções eleitorais. Houve movimentação do lado de fora, mas eu observei que dentro das seções as votações ocorreram com tranquilidade”.
Responsável pela fiscalização das seções eleitorais localizadas na Orla de Camaçari, a juíza eleitoral Fernanda Vasconcelos Simaro também enxergou um processo de votação mais tranquilo na Cidade Polo. A doutora também valorizou o apoio policial para evitar que aglomerações fossem formadas nos locais de votação.
“Eu passei a manhã toda visitando os locais de votação da Orla e assim como a doutora Maria Cláudia constatou aqui na sede, eu visualizei na Orla também, essas eleições escorreram com muito mais tranquilidade, não houve atraso, não houve aglomeração, não houve fila, as urnas funcionaram de uma forma muito boa, apenas quatro urnas no total foram trocadas, então isso realmente já é uma diferença enorme. Aglomerações dentro do local de votação nós não identificamos, apenas em alguns casos pontuais, do lado de fora, a frente da escola, mas a polícia foi solicitada, interveio e conseguiu dispersar. Todas as aglomerações que se formaram aqui formam muito célebre e muito eficaz, o reforço do policiamento foi assim de fundamental na presidência para que a gente efetivamente conseguisse fiscalizar e fazer cumprir a lei eleitoral”.
A secretária-geral da presidência do governo, Maria do Socorro Carvalho, falou sobre a preocupação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em fazer com que o processo ocorresse da melhor forma possível e dentro da normalidade.
“Nós fizemos o planejamento, junto com o presidente do tribunal, para que a gente aumentasse a logística de recolhimento das urnas, aumentasse o ponto de transição. Fizemos um recolhimento mais rápido, mais amplo dessas metas aeronáuticas, trouxemos também uma equipe grande do Tribunal Regional da capital, mais de 40 servidores, fizemos o maior número de notas e a gente hoje, agora nesse momento, a gente percebe que o nosso trabalho foi exitoso com o trabalho da equipe das magistradas, com o trabalho dos servidores, dos colaboradores, dos mesários, a gente considera que o trabalho que é a votação de segundo turno foi exitoso”.
Pessoas detidas
Em relação as pessoas que foram detidas por conta de crimes eleitorais em Camaçari, a juíza eleitoral Fernanda Vasconcelos Simaro explicou como se deu este processo.
“Foi estabelecida a fiança, que foi paga e foi liberada”, explica a doutora.
>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.