Bahia

Aulas de energia: Museu de eletricidade da Coelba reabre após reforma com novos experimentos

A entrada é gratuita

NULL
NULL

 src=Aprender, na prática, os princípios da eletricidade. Conhecer a história da eletricidade – desde o Paleolítico até os dias atuais – e a evolução da cadeia energética no Brasil e na Bahia. Tudo isso e muito mais pode ser encontrado no Aulas de Energia – Espaço Museu de Eletricidade da Coelba, empresa do Grupo Neoenergia. Totalmente reformado e com novos experimentos, o Museu  que funciona na Praça da Sé é aberto à visitação pública e recebe visitas guiadas, previamente agendadas, para escolas públicas e particulares. Para  agendamento e mais informações estão disponíveis o telefone  (71) 3324-9608 e o e-mail [email protected] .  A entrada é gratuita.

Inaugurado em 2007, o Aulas de Energia – Espaço Museu de Eletricidade é uma iniciativa da Coelba através do Programa de Eficiência Energética, regulado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). O local reúne experimentos nas áreas de  geração, transmissão e uso de energia elétrica, magnética e ótica. Maquetes, brinquedos e jogos temáticos completam o acervo especialmente instalado com o objetivo de ensinar aos visitantes os princípios da eletricidade e suas aplicações de forma interativa e lúdica. Desde sua inauguração até Julho de 2016 o museu já recebeu cerca de 70.000 visitantes, entre alunos, professores e comunidade em geral.

No total, o público tem à disposição 48 ilhas com atividades diferentes. Além disso, o espaço abriga o ‘Memorial da Energia Elétrica’ que traz informações desde a descoberta do fogo até o núcleo atômico, abordando, ainda, um panorama de evolução da cadeia energética no Brasil e na Bahia. Como exemplo, destaque para a utilização da energia térmica nos meios de transporte durante a Revolução Industrial e como isso facilitou o desenvolvimento do homem. Conta ainda a história da Coelba.

Visitas guiadas

O ‘Aulas de Energia’ recebe visitas guiadas, previamente agendadas por escolas públicas e particulares. As visitas, que duram em média 1h30, são realizadas por monitores que utilizam linguagens adaptadas aos mais diversos públicos. Os monitores também estão disponíveis para acompanhar grupos menores. Para isso, é preciso que o grupo seja maior que cinco pessoas, e que algum monitor esteja disponível naquele momento.

No caso das escolas agendadas, os alunos e professores recebem um kit educativo que é composto por duas revistas voltadas para o tema de eficiência energética e segurança na utilização da energia elétrica (Revista Passe o Tempo e Manual do Consumo Consciente), um flyer de divulgação dos centros de visitação da Coelba, um lápis com dicas de eficiência energética e um CD com o software interativo da Maquete Virtual. Este software simula três formas de energia renovável; eólica, solar e hidroelétrica; além do uso da energia em uma casa eficiente (com exemplos práticos e dicas de eficiência energética).  

Espaço Eficiente 

Para a reinauguração de 2016, o espaço aulas de energia recebeu o “espaço eficiente”,  local onde o visitante tem a oportunidade de conhecer conceitos sobre a utilização da eletricidade de forma  eficiente e segura além de divulgar o uso de equipamentos eficientes de forma interativa com simulação de uma fatura de  energia virtual.

Maquete Virtual

Outra novidade é a “Maquete Virtual”, que Simula a geração de energia elétrica nas diferentes Usinas (Eólica, Solar e Hidrelétrica), possibilitando aos visitantes uma análise detalhada das estruturas básicas em cada tipo de Usina, além de propor conhecimento e conceitos sobre o uso seguro da energia, bem como dicas de economia de energia em uma casa virtual.

Fonte: Coelba