Deu o recado!

Geddel ironiza PSD após Justiça Eleitoral indeferir candidatura do José Bonifácio em Ruy Barbosa: 'tá forte também no TRE'

Cacique do MDB baiano, Geddel usou redes sociais, na segunda-feira (21), para comentar decisão

Foto: Fábio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
Foto: Fábio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O ex-ministro e um dos caciques do MDB na Bahia, Geddel Vieira Lima, ironizou o PSD – partido comandado na Bahia pelo senador Otto Alencar – após José Bonifácio (MDB), vencedor das eleições à Prefeitura de Ruy Barbosa (Chapada Diamantina), ter sua candidatura indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).

A decisão foi tomada de forma unânime pelos magistrados da Corte baiana, além de determinar a realização de novas eleições no município. Bonifácio teve a sua candidatura posta sob judice devido à indicação de rejeição, por parte do Tribunal de Contas do Município (TCM) à Câmara Municipal, da prestação de contas do ano de 2016.

O Tribunal apontou desvios em recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Após sustentação oral realizada pelos advogados, no dia 14 de outubro, o desembargador Moacyr Pitta Lima pediu vista para analisar melhor o processo. Na tarde de hoje, o magistrado trouxe seu voto que reconheceu diversas irregularidades constantes nas contas das gestões de 2014 e 2016, destacando a presença de desvios, sobrepreço e superfaturamento.

No pleito do último dia 6, Bonifácio recebeu 55,06% dos votos válidos, superando Marivaldo Leite (PSD), que ficou com 41,77%. O pessedista, além de contar com o apoio de Otto, tinha o suporte do atual gestor municipal, Claudio Serrada (PSD).

Em uma postagem nas redes sociais, Geddel reagiu: “Vixe sexta uma Desembargadora tinha dado uma liminar em uma direção oposta O PSD tá forte também no TRE (sic)”, escreveu.

No entanto, José Bonifácio ainda pode recorrer da decisão junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No entanto, ainda não há data para a realização do julgamento. Com relação a este cenário, Geddel Vieira Lima provocou. “Mas vamos em frente, se não reverter na justiça, o MDB disputa de novo e ganha de novo em Rui Barbosa (sic)”.