A eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) deve acontecer somente em 1º de fevereiro do ano que vem, mas as movimentações já estão acontecendo entre os parlamentares. Em recente almoço, 11 deputados selaram acordo para apoio à reeleição do presidente Adolfo Menezes (PSD). Outros dois que não estavam no encontro já externaram concordância com a recondução do atual chefe do Legislativo.
Em conversa com a reportagem do PSNotícias, o deputado Luciano Araújo (SD), que participou da reunião deliberativa dos legisladores, afirmou que o assunto já é consenso entre os integrantes do bloco. “Se o presidente, realmente, for candidato, estamos fechados em apoiá-lo”, frisou.
“Adolfo, como presidente, foi correto com todos nós. Tem sido um bom presidente, não há porque ir contra ele, caso seja candidato. Agora, caso não seja, vamos sentar novamente e buscar um consenso sobre a melhor opção”, ressaltou Araújo.
Já manifestaram apoio à reeleição de Adolfo Menezes:
- Ângelo Coronel Filho (PSD)
- Antônio Henrique Júnior (PP)
- Cafu Barreto (PSD)
- Hassan (PP)
- Laerte do Vando (Podemos)
- Luciano Araújo (Solidariedade)
- Marquinho Viana (PV)
- Nelson Leal (PP)
- Niltinho (PP)
- Patrick Lopes (Avante)
- Raimundinho da JR (PL)
- Ricardo Rodrigues (PSD)
- Vitor Azevedo (PL)
Terceiro mandato no horizonte
Adolfo Menezes foi eleito presidente da Alba pela primeira vez em 1º de fevereiro de 2021. Na ocasião, obteve 60 votos favoráveis. O então candidato Hilton Coelho (Psol) teve apenas um voto.
Reeleito para nova Legislatura no pleito de 2022, Menezes foi reconduzido ao posto de presidente ao conquistar 61 votos em 1º de fevereiro do ano passado. O deputado Hilton Coelho recebeu dois sufrágios no pleito.
Com a possibilidade de novo mandato na Presidência da Casa, o pessedista pode ir para sua terceira gestão.
PEC da reeleição
Em março deste ano, o plenário da Alba aprovou a chamada PEC da Reeleição (172/23), de autoria do deputado Nelson Leal (PP). A proposta recebeu a assinatura de 46 deputados que concordaram com a permissão de reeleição para o cargo de presidente.
Na votação, a proposta de emenda à Constituição baiana recebeu 57 votos a favor e dois contrários no primeiro turno. No segundo turno, o placar foi de 56 a dois.
Nos bastidores, o entendimento é que o aval dado pelos 57 deputados, ampla maioria do Legislativo, para a permissão de reeleição é um gesto positivo para a recondução do atual presidente Adolfo Menezes.
Durante a sessão que resultou na aprovação da PEC, os líderes Rosemberg Pinto (PT) e Alan Sanches (UB), das bancadas do Governo e da Oposição, respectivamente, manifestaram posição favorável à reeleição para o cargo de presidente.
A matéria foi relatada em plenário pelo deputado Vitor Bonfim (PV). O relator destacou que a alteração passa a permitir uma única reeleição dos membros da Mesa Diretora na mesma legislatura ou em duas subsequentes.