O governador Jerônimo Rodrigues (PT) comemorou o lançamento do projeto Escuta Susp, que integra o Programa Nacional de Qualidade de Vida para o Profissional de Segurança Pública (Pró-Vida). A cerimônia aconteceu na manhã desta sexta-feira (18), no Farol da Barra.
“A tensão que na vida de um profissional da segurança pública é que, por mais que ele seja um profissional corajoso, ele carrega em si o lugar que ele milita, que ele atua. É sempre um lugar de confronto entre a vida e a morte. Por mais que seja uma abordagem de um policial rodoviário, ele quando aborda um carro, não sabe quem está dentro daquele carro, então ele vive sob tensão 24 horas. A missão de uma delegada, de um delegado, a missão de um profissional técnico do DPT [Departamento de Polícia Técnica], então requer de quem o contrata, do patrão, que é o Governo federal e estadual, requer um investimento para o cuidado dessas pessoas”, defendeu Rodrigues.
O Pró-Vida prevê que a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) ofereça, em convênio com universidades públicas, assistência psicológica gratuita e especializada a policiais civis e militares, bombeiros, peritos criminais e policiais penais.
“O Estado brasileiro investe em equipamento de proteção ao trabalhador, coletes, carros blindados, equipamento de proteção, mas não é suficiente. Então, por isso esse acolhimento psicológico é fundamental, e não é só. Nós não estamos aderindo a uma política de cuidado mental, profissional, não é só para aqueles que já estão com a situação avançada [de desgaste psicológico] não. É preciso um movimento de prevenção para o profissional, quando ele entra na academia, desde ali, se preparando, se capacitando, ele já precisa ter esse acolhimento, porque realmente é um lugar muito tênue entre a situação de equilíbrio de um profissional, e o que ele vive diariamente”, disse o petista.
Entrega de viaturas
Além do lançamento do projeto “Escuta Susp”, o Governo da Bahia entregou, na manhã de hoje, viaturas, incluindo veículos blindados, para as polícias Civil e Militar da Bahia, e também para o Departamento de Polícia Técnica.
Na ocasião, o governador Jerônimo Rodrigues recebeu o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski. Também participaram da cerimônia nomes como o secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner e a secretária das Mulheres do Estado da Bahia, Neusa Cadore.