A primeira-dama Janja Lula da Silva virá à Bahia para participar de um evento na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Ela vai receber o título de Cidadã Baiana, uma das principais honrarias concedidas pela Casa e que foi proposta pelo deputado estadual Júnior Muniz (PT).
A láurea foi aprovada em 2023 e reconhece as contribuições sociais e políticas de Janja ao país. Contudo, a data para a sessão especial de entrega da honraria ainda será definida.
“Estou muito feliz com a confirmação da presença da nossa primeira-dama. A sessão especial será uma linda festa para a gente celebrar sua biografia social e política, que inspira a todos nós”, afirmou Júnior Muniz.
Janja em Salvador e Camaçari
Na quinta-feira (17), ao lado do presidente Lula (PT), Janja participou de duas agendas no estado. Pela manhã, esteve presente no lançamento do programa Pé-de-Meia, voltado para os estudantes do Ensino Médio. À noite, participou de um ato político em apoio à candidatura de Luiz Caetano (PT) a prefeito de Camaçari – o petista disputa o segundo turno contra Flávio Matos (União).
Pesquisa
Uma pesquisa PoderData realizada de 12 a 14 de outubro de 2024 mostra ficaram estáveis os indicadores sobre o despenho da primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, 57 anos. Quase não houve mudança em relação ao levantamento registrado há 5 meses.
Dentre os 83% de eleitores que dizem conhecer Janja “bem” ou “de ouvir falar”, 30% aprovam a atuação da primeira-dama no governo de seu marido, Luiz Inácio Lula da Silva, 78 anos.
Nesse mesmo estrato, a maior parte dos entrevistados (47%) declara desaprovar a atuação de Janja. Outros 22% não souberam responder.