Feira de Santana

Coordenador da campanha de Zé Neto, Felipe Freitas avalia resultadas das eleições: 'Chegamos perto'

Ao PS Notícias, o secretário revelou as expectativas para 2026 e sobre uma possível "última dança" de Zé Neto

Foto: Vagner Souza / Salvador FM
Foto: Vagner Souza / Salvador FM

O secretário licenciado de Justiça e Direitos Humanos Felipe Freitas analisou o resultado das eleições 2024 de Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia, a 100 km de Salvador. Felipe atuou como coordenador da campanha de Zé Neto (PT), que ficou em 2º com 46,73% dos votos no município.

O vencedor foi José Ronaldo (União), que recebeu 50,32% dos votos e comandará a cidade pela quinta vez. Apesar da derrota nas urnas, Felipe Freitas afirmou ao PSNotícias que chegaram perto, reconheceu os méritos da vitória dos adversários políticos e respeitou a decisão dos eleitores. O secretário também falou sobre a expectativa para as eleições estaduais de 2026.

“Uma eleição difícil, nós chegamos muito perto da vitória, tivemos o nosso melhor desempenho na disputa direta com Zé Ronaldo nas várias eleições que nós disputamos com ele, mas definitivamente o ex-prefeito é uma liderança importante da cidade que teve um desempenho melhor do que a gente e a gente vai para a oposição respeitando a vontade da população de Feira de Santana. O entendimento majoritário por pouco não foi o de que o nosso projeto era melhor, mas acho que a gente sai forte politicamente e orgulhosos do desempenho que a gente teve e com muito orgulho.

E expectativa de que em 2026 nós vamos dar para Jerônimo uma importante vitória em feira, além de termos, seguramente, um importante desempenho com os nossos candidatos a deputado e a deputada estadual e federal. Então, acho que a missão foi cumprida. Esse é o nosso sentimento em relação ao resultado das eleições.

Em 2024, Zé Neto foi candidato a prefeito de Feira de Santana pela quinta vez e, mais uma vez, não conseguiu alcançar o objetivo principal: a eleição. Dessa forma, antes do resultado final destas eleições municipais, o petista chegou a falar que seria a última tentativa. Contudo, Felipe Freitas acha que ainda está cedo para bater o martelo.

“É muito cedo para qualquer balanço sobre qual é o futuro, mas eu acho muito importante sim que a gente, que o PT e que os nossos partidos invistam em cada vez mais lideranças na nossa cidade. Algumas novas candidatas à vereadora chamaram muito a atenção na cidade. Nós tivemos Urânia, nós tivemos Júlia, duas candidatas novas que foram candidatas pela primeira vez e que tiveram excelente desempenho nas eleições. Nós reelegemos dois vereadores, Ivan Berg e Silvio Dias, que fizeram excelentes mandatos. Portanto, eu acho que tem sementes de renovação plantadas que se somarão à liderança de Zé neto, que continua sendo o maior expoente do nosso grupo na Feira de Santana e que com certeza vão apresentar nesses quatro anos um trabalho importante na oposição e um projeto que vai continuar disputando os rumos daquela cidade”, explica o secretário.