Mobilidade

Trens do VLT de Salvador e RMS são transportados para procedimentos em SP

A previsão é de que os 40 trens começarão a ser enviados para Salvador no segundo semestre de 2025

Trens vão operar em Salvador e RMS
Foto: Eracy Lafuente/CTB

Os novos trens do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador e Região Metropolitana, comprados pelo Governo da Bahia do estado de Mato Grosso, começaram a ser transportados, na terça-feira (15), para a sede da CAF, empresa fabricante do equipamento, localizada em Hortolândia (SP). No local, os trens passarão por procedimentos de restabelecimento técnico e operacional.

A previsão é de que os 40 trens começarão a ser enviados para Salvador no segundo semestre de 2025.

O VLT abrangerá três trechos: da Ilha de São João à Calçada, de Paripe a Águas Claras e de Águas Claras à orla de Piatã. No total, o percurso será de 36,4 quilômetros, com 34 paradas. O orçamento total das obras, somando os três lotes, ultrapassa R$ 5 bilhões. Por onde passar, o modal oferecerá transporte rápido, seguro, confortável e será um vetor de desenvolvimento econômico.

Calçada

Em setembro, chegaram ao canteiro de obras do bairro da Calçada, no Subúrbio de Salvador, os primeiros carregamentos de trilhos para a implantação do VLT. Além dos trilhos, vindos também do estado de Mato Grosso, um conjunto de equipamentos, que inclui o sistema de rede aérea, subestações, aparelhos de mudança de via (AMV) e de telecomunicações.

O cronograma de transporte desses equipamentos segue o planejamento, com as entregas sendo realizadas em etapas até março de 2025.

Foto: Eracy Lafuente/CTB

Para a presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), Ana Cláudia Nascimento, há, em diversas esferas do Governo do Estado, esforços para a concretização do projeto.

“Nós na CTB, assim como em todo o governo estadual, seguimos trabalhando firme, com muito empenho, para entregar esta importante intervenção, que vai muito além de uma obra de transporte. O VLT será uma verdadeira revolução urbana em Salvador e Região Metropolitana, levando melhores condições de mobilidade e contribuindo para qualidade de vida de milhares de baianos e baianas”.

Segundo o governo da Bahia, os desdobramentos da licitação das Obras Civis, Energia e da aquisição do material rodante, provenientes do estado de Mato Grosso, resultaram em uma economia de R$ 846.113.675,17 em relação ao valor global do empreendimento, representando uma redução de 15,6% no custo total.