RECÔNCAVO DA BAHIA

Candidata derrotada à prefeitura de São Felipe é acusada de racismo por eleitora de grupo adversário: 'Cachorra preta'

A vereadora e candidata derrotada à prefeitura de São Felipe, Milly Moura (União Brasil), foi acusada de racismo por uma jovem identificada como Jaciele Almeida

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Foto: Reprodução/Redes Sociais

A vereadora e candidata derrotada à prefeitura de São Felipe, Milly Moura (União Brasil), foi acusada de racismo por uma jovem identificada como Jaciele Almeida, eleitora de Gregório, prefeito eleito da cidade localizada no Recôncavo baiano. A denúncia surgiu nas redes sociais de Jaciele, que afirmou ter sido vítima de insultos racistas proferidos pela vereadora após o resultado das eleições.

Em uma postagem no Instagram, a jovem declarou:

“Venho a público expressar meu repúdio à postura da vereadora e candidata a prefeita que, após ser derrotada nas últimas eleições, tem reiteradamente se mostrado incapaz de aceitar o resultado democrático e vem promovendo discursos de ódio e intolerância. […] Me insultando com ofensas racistas, me chamando de ‘cachorra preta’, entre outras palavras de baixo calão.”

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Milly Moura se defende e nega as acusações

Em resposta às alegações, Milly Moura negou o ocorrido. Em nota divulgada também nas redes sociais, a vereadora classificou as acusações de racismo como “falsas e infundadas”.

“Quero deixar claro que não fiz isso e que ninguém pode provar tais acusações, pois se trata de uma calúnia e difamação”, declarou Milly.

Ela afirmou ainda que já tomou medidas judiciais contra Jaciele e qualquer outro envolvido nas acusações. “Esse tipo de acusação é gravíssimo e constitui um crime. Meu advogado já está cuidando do caso”, pontuou.

A candidata derrotada ainda ressaltou que 80% de sua família é composta por negros e destacou sua relação de respeito com todas as pessoas, independente de raça ou cor.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Eleições em São Felipe

Milly Moura, que concorreu à prefeitura de São Felipe, foi derrotada nas eleições do último domingo (6). Gregório, do PSD, venceu com 63,83% dos votos, totalizando 9.468 votos válidos.

A eleição em São Felipe teve 15.520 votos totais, o que inclui 232 votos brancos, 1,49% dos votos totais, e 455 votos nulos, 2,93%.

A abstenção foi de 2.084 eleitores, 11,84% do total de aptos a votar nas eleições 2024 na cidade.