O jornalista e escritor baiano José Carlos Teixeira faleceu nesta quinta-feira (10), aos 76 anos. Ele estava internado no Hospital do Subúrbio, após sofrer uma queda e bater a cabeça, na noite de domingo (6), em Madre de Deus, na Região Metropolitana de Salvador.
Segundo o Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba), o jornalista estava trabalhando em uma assessoria de campanha política quando se acidentou. Ele teve traumatismo craniano. José Carlos Teixeira é pai de José Pedro Pitombo (Folha de S. Paulo) e era casado com Lenilde Pacheco, ambos jornalistas.
“Com profunda dor, comunicamos a morte de José Carlos Teixeira nesta quinta-feira. Nossa família agradece aos amigos e colegas, que desde o primeiro momento se uniram a nós em orações e em uma corrente de solidariedade. Agradecemos à equipe do Hospital do Subúrbio, em especial a enfermeira Lídia, pelo atendimento cuidadoso e humanizado ao longo da internação”, diz o texto assinado pelos filhos Joanna e João Pedro, e por Lenilde.
“Neste momento de dor e consternação, o Sinjorba se solidariza com todos os familiares”, expressou a entidade. A Associação Bahiana de Imprensa (ABI) também lamentou a perda.
Informações sobre velório e sepultamento não foram divulgadas pela família.
Trajetória profissional
Teixeira, como era chamado entre os colegas, formou-se em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia, em 1979. Fez pós-graduação pela Universidade Católica do Salvador, em 2008, passando a se dedicar ao marketing político. Trabalhou e foi sócio da empresa Tempo Exato Comunicação.
Ainda trabalhou em todos os jornais de Salvador, nas sucursais de O Estado de São Paulo e O Globo. Também atuou na TVE, foi assessor da Secretaria de Cultura da Bahia e professor da Unibahia.
Na África, teve participação nas agências Link Angola e Maianga Publicidade, além de ser consultor da agência de notícias Angola Press. Atualmente também era colunista no site Camaçari Agora.