Eleições 2024

Prefeito de São Felipe faz demissões e é chamado de mentiroso por aliada derrotada nas urnas: "A Globo tá perdendo"

Choquinha anunciou que, devido à diminuição significativa dos recursos, demitiria colaboradores de diversas áreas da prefeitura

Reprodução/Redes Sociais
Reprodução/Redes Sociais

O prefeito da cidade São Felipe, Choquinha, está em meio a uma tempestade política após o resultado das eleições municipais do último domingo (6). Com um cenário de demissões em massa na prefeitura, o atual gestor enfrenta críticas de aliados e acusações de traição dentro do próprio grupo político. [veja vídeo ao final da matéria]

Em um vídeo publicado em suas redes sociais, nesta terça-feira (8), Choquinha anunciou que, devido à diminuição significativa dos recursos, demitiria colaboradores não concursados de diversas áreas da prefeitura. “O município perdeu muito e quem perde não é só o município, são vocês colaboradores, que eu não consigo mais manter na folha”, afirmou o prefeito, ressaltando que as demissões não seriam perseguições políticas, mas uma necessidade para equilibrar as contas. “Eu quero sair com fama de pagador. Terminar o meu legado… Para que aconteça isso, tô deixando bem claro pra vocês que hoje vai haver demissões e cortes em todas as áreas”, declarou.

Choquinha também explicou as dificuldades financeiras enfrentadas, apontando a perda de apoio de deputados que o ajudaram em anos anteriores. “No ano passado, eu tive emenda de custeio de R$ 4,2 milhões distribuída entre deputados, e esse ano isso caiu para R$ 500 mil. Então isso impediu que a gente pudesse continuar o nosso trabalho como a gente vinha fazendo os cinco anos”, lamentou, destacando que essa mudança na ajuda financeira afetou diretamente a capacidade de pagamento dos colaboradores.

Nos comentários do vídeo, a candidata a prefeita da cidade derrotada nas urnas, Milly Moura (União Brasil), que pertence ao mesmo grupo político de Choquinha, acusou o gestor de mentir em relação às demissões: "Sua secretária de saúde só está demitindo quem votou contra o prefeito de vocês. Para de mentir que tá feio. A Globo tá perdendo esse artista", comentou Milly.

As acusações foram ainda mais acentuadas pelas declarações de Alícia da Hora, candidata a vice na chapa de Milly, que questionou se os funcionários com salários dobrados também seriam demitidos e criticou a gestão do prefeito: “Mas será que os funcionários que estão com salário dobrados vão ser demitidos também, prefeito? Ou só foi por um período, PERÍODO ELEITORAL?", questionou Alícia nos comentários da publicação.

A polêmica política em São Felipe, no entanto, não se limita apenas às demissões. Durante a campanha, Choquinha foi acusado de traição por Milly e Alícia. Ambas alegaram que ele, apesar de afirmar apoiá-las, na verdade estava apoiando o candidato Gregório, do PSD, que venceu as eleições no domingo com 9.468 votos, o que representa 63,83% dos votos válidos .

Em uma publicação feita no Instagram nesta terça, após as declarações de Choquinha sobre as demissões, Milly ainda acusou o atual prefeito de puxar o tapete dela e o da sua candidata a vice: “Enfrentei a falsidade de um prefeito que dizia nos apoiar, mas que, nos bastidores, fez de tudo para puxar o meu tapete e principalmente o de Alícia”, desabafou Milly.

Em resposta às críticas, Choquinha defendeu sua postura e reiterou o compromisso com o legado político de Rozálio. “Não sou traídor ao grupo de Rozálio, grupo qual ele me confiou e me deu toda a oportunidade para que eu pudesse representar vocês”, afirmou.

Comício polêmico

O descontentamento de Milly e Alícia se intensificou após uma série de confrontos durante eventos eleitorais. Um comício em agosto gerou uma intensa troca de farpas entre Alícia e Choquinha, onde a canidata a vice-candidata questionou a lealdade do prefeito ao grupo político liderado por seu falecido pai, Rozálio da Hora. Em meio a um discurso, Alícia cobrou uma postura firme de Choquinha e expressou sua insatisfação com a aparente ingratidão de seu grupo político. “Tem coisas que não dá pra se calar e se continuar do jeito que está eu vou falar como eu quero falar”, disse.

A situação se agravou ainda mais com a divulgação de áudios da mãe de Alícia, Maria Luiza, que expressou sua indignação com a postura de Choquinha e ameaçou expor informações sobre a secretária de Administração, Ana Rita Macedo, irmã do prefeito. “Você sabe que eu tenho provas para f*der com ela e eu vou fu**r com sua irmã”, afirmou em um dos áudios, intensificando o clima de tensão.