Uma operação foi deflagrada na manhã desta terça-feira (8) no Conjunto Penal de Valença, no interior da Bahia, para desarticular lideranças de facções criminosas que comandavam ações de dentro do presídio. Os alvos custodiados ordenavam a execução de crimes violentos letais intencionais (CVLIs).
A operação ‘Autarcia’ foi realizada por meio do Grupo Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e Promotoria de Execução Penal de Valença e do Grupamento Especializado em Operações Prisionais (Geop), da Central de Monitoramento Eletrônico de Pessoas (Cmep) e da Coordenação de Monitoramento e Avaliação do Sistema Prisional (Cmasp), da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap).
Segundo o Gaeco, integrantes de cinco facções atuam no conjunto penal e a operação resulta do trabalho estratégico das instituições do Estado para combater o crime organizado e diminuir a criminalidade, em especial os crimes contra a vida. ‘Autarcia’, autarquia em grego, faz referência a uma comunidade com autocomando que, no caso, deve ser combatido em favor do controle do Estado.