Política

Anielle Franco demite secretário baiano por relação com Silvio Almeida

Ex-ministro é acusado de assédio sexual.

Reprodução/Instagram @aniellefranco
Reprodução/Instagram @aniellefranco

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco demitiu um secretário da pasta nesta segunda-feira (7). A dispensa teria sido realizada por chamada de vídeo e publicada na edição do Diário Oficial da União (DOU) desta terça (8).

O demitido trata-se do jornalista baiano, Yuri Silva, que exercia o cargo de secretário de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial Ministério da Igualdade Racial. O novo nome para a função ainda não foi divulgado.

Segundo o site Metropoles, Franco teria alegado que precisaria fazer “substituições políticas” na pasta. No entanto, a real razão seria a ligação entre Yuri e o advogado Walfrido Warde, que é próximo do ex-ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeidaa quem Anielle acusa de tê-la importunado sexualmente.

Procurado pelo PORTAL SALVADOR FM, Yuri Silva disse que não falaria com a imprensa.

O soteropolitano assumiu a secretaria no ministério em maio de 2024. Antes, ele atuou como diretor de Políticas de Combate e Superação do Racismo da pasta e já foi trabalhou com Walfrido como coordenador de Direitos Humanos do Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa (Iree).